Amrullah Saleh
Seguranças afegãos inspecionam local de explosão que alvejou comboio do vice-presidente afegão, Amrullah Saleh, em Cabul, em 9 de setembro de 2020| Foto: AFP

O vice-presidente do Afeganistão, Amrullah Saleh, foi alvo de um ataque a bomba no centro de Cabul na manhã desta quarta-feira (9). Segundo seu porta-voz, Saleh escapou ileso, mas a explosão deixou ao menos seis mortos e 12 feridos, dentre eles alguns dos seguranças do vice-presidente. Não houve reivindicação de autoria pelo ataque, que acontece em meio a negociações de paz entre o governo afegão e o Talibã.

"Hoje, mais uma vez, os inimigos do Afeganistão tentaram atingir Saleh, mas falharam nessa missão e Saleh escapou ileso", escreveu o porta-voz Razwan Murad no Facebook. Saleh, que já foi chefe de inteligência, sobreviveu a várias tentativas de assassinato, incluindo uma em seu gabinete no ano passado, que deixou 20 mortos. Oficiais e diplomatas alertaram que o crescimento da violência enfraquece a confiança necessária para o sucesso das negociações que têm como objetivo finalizar a insurgência iniciada quando o Talibã foi retirado do poder em Cabul por forças estadunidenses em 2001.