Viktor Orbán é reeleito primeiro-ministro da Hungria
Premiê Viktor Orbán cumprirá o quarto mandato consecutivo como chefe do Executivo| Foto: EFE/EPA/Julien Warnand

O primeiro-ministro da Hungria Viktor Orbán, de matiz conservadora, venceu as eleições na Hungria e cumprirá o quarto mandato consecutivo como chefe do Executivo no país europeu. O partido Fidesz, liderado por de Orbán, liderava com 71% dos votos apurados na noite deste domingo (3), informou o conselho eleitoral nacional da Hungria.

Apesar de as pesquisas de opinião terem previsto uma disputa mais acirrada, o partido do premiê reeleito venceu confortavelmente em grande parte do país. O líder da oposição, Peter Marki-Zay, não conseguiu vencer em seu próprio distrito, onde foi prefeito. De acordo com analistas, a guerra na Ucrânia beneficiou Orbán, que se apresentou diante do eleitorado como um garantidor da estabilidade em tempos turbulentos.

"Conseguimos uma enorme vitória que, talvez, possa ser vista desde a Lua, mas certamente pode ser vista desde Bruxelas”, disse Viktor Orbán em discurso a correligionários. No Parlamento, o partido do primeiro-ministro conquistou 134 das 199 cadeiras até o momento, enquanto a chapa de oposição venceu 58 assentos.