oscar china
Cineasta chinesa Chloe Zhao é vencedora do prêmio de melhor filme e melhor direção no Oscar 2021| Foto: Chris Pizzello / POOL / AFP

A cineasta chinesa Chloé Zhao é a primeira asiática a receber o Oscar de melhor diretora e melhor filme com a película "Nomadland". Contudo, sua vitória não pôde ser celebrada em casa. Publicações recentes mencionando Zhao e o filme dirigido por ela foram amplamente censuradas nas maiores redes sociais da China.

Segundo o jornal South China Morning Post, uma influenciadora bastante popular no Weibo tentou postar o vídeo do discurso de aceitação do prêmio de Zhao em seu perfil, sob o título "Um discurso em uma Premiação do Oscar", para tentar burlar os censores. Mas duas horas depois, a postagem havia sido deletada pelo site, que dizia que o vídeo "não passou nas avaliações" da rede social. Há vários relatos semelhantes, além de pessoas reclamando que tiveram suas contas bloqueadas pelo WeChat depois de parabenizar a cineasta.

Além disso, não houve transmissão ao vivo do Oscar. Nos grandes jornais estatais chineses, como Xinhua e People's Daily, não houve menção à cineasta. No Global Times, estatal publicado em inglês, a vitória de Zhao foi contada, mas não celebrada. O silêncio ocorre depois que uma entrevista, concedida por ela em 2013, voltou a ser compartilhada na internet recentemente. Na ocasião, Zhao disse que a China era um "lugar onde as mentiras estão por toda a parte". Alguns chineses acharam a declaração ofensiva e a acusaram de insultar o país.