Capacete com o antigo logo dos Washington Redskins.
Capacete com o antigo logo dos Washington Redskins.| Foto: AFP

A equipe de futebol americano Washington Redskins, que existe há quase 90 anos, decidiu adotar um nome provisório para a temporada de 2020 do esporte, que terá início em setembro. Por enquanto, o time vai se chamar, simplesmente, Washington Football Team, para que diretoria e torcedores tenham mais tempo de encontrar um novo nome definitivo, por meio de uma pesquisa aprofundada.

Na primeira quinzena de julho, a equipe anunciou a decisão de mudar seu nome e símbolo, que consiste na cabeça de um índio, considerados por ativistas como ofensivos à comunidade indígena dos Estados Unidos. Em português, o nome do time significa “Peles Vermelhas de Washington”.

A decisão da diretoria do time ocorreu após grandes patrocinadores, como a FedEx, Nike e Pepsi, pressionaram publicamente a equipe pela mudança, motivados pela recente pressão popular sobre temas relacionados ao racismo nos EUA. O termo “redskins” é considerado ofensivo por alguns ativistas porque na época da escravidão no país, mercenários eram pagos para matar os indígenas, chamados de "peles vermelhas". Apesar disso, uma pesquisa conduzida em 2019 indicou que a maioria dos nativos americanos não se sentiam ofendidos pelo termo.