O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky| Foto: EFE/EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE HANDOUT

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fará hoje um discurso aos deputados britânicos por videoconferência, segundo informou na segunda-feira (7) a Câmara dos Comuns do Reino Unido.

"Todos os parlamentares querem ouvir diretamente ao presidente, que se dirigirá a nós ao vivo da Ucrânia. Esta é uma oportunidade importante para esta Câmara", disse o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle.

O pronunciamento de Zelensky, que não receberá perguntas dos deputados, será uma ocasião "histórica", acrescentou Hoyle, que agradeceu o trabalho "incrível" dos funcionários do parlamento para torná-lo possível.

Durante a noite de ontem, telões foram instalados em ambos os lados da Câmara, localizada no Palácio de Westminster, para que os parlamentares possam ver o presidente ucraniano durante seu discurso, marcado para às 17h (horário local, 14h de Brasília).

Zelensky, que falou no Congresso dos Estados Unidos no sábado e na terça-feira passada no Parlamento Europeu, exige mais armas dos países ocidentais para lidar com a invasão russa, bem como o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia.