china coronavirus
Policiais chineses patrulham uma área perto da Praça da Paz Celestial, em Pequim| Foto: NICOLAS ASFOURI/AFP

Zhang Xuezhong, um reconhecido crítico do sistema político chinês, foi liberado pela polícia de Xangai na noite de segunda-feira (11). Ele ficou detido por cerca de 24 horas após publicar uma carta na internet pedindo aos parlamentares chineses uma reforma do sistema político da China. Amigos afirmaram que ele parece estar bem fisicamente.

"Vi tantos amigos expressando preocupação pela minha situação atual. Muito obrigado. Agora estou em casa e está tudo bem. Boa noite a todos. Primeiro preciso dormir um pouco, desculpas por não poder responder às suas mensagens", escreveu Zhang em uma rede social na noite de segunda-feira. Segundo relato de amigos, um dia antes, policiais em três carros pararam em frente à casa do acadêmico em Xangai e o levaram.

Zhang é conhecido por criticar o sistema político chinês e já sofreu retaliações por isso: em 2013 foi expulso da universidade onde ensinava Direito e em 2019 foi proibido de exercer a advocacia. A carta aberta que ele publicou no sábado foi retirada das redes sociais da China, mas continua disponível em sites internacionais.