O atual presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa.
O atual presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa.| Foto: AFP

O governo do Zimbábue ofereceu a devolução de terras a agricultores estrangeiros que tiveram suas propriedades rurais confiscadas há cerca de duas décadas, num controverso programa governamental do regime do ex-ditador Robert Mugabe. Recentemente, o Zimbábue lançou, em separado, um esquema de compensação para a infraestrutura perdida pelos produtores rurais brancos. Agora, porém, essas pessoas que tiveram suas terras confiscadas poderão se inscrever para recuperá-las, se assim desejarem, informou o governo na segunda-feira (31).

As autoridades disseram que para permitir que os ex-proprietários recuperem suas terras, as ofertas feitas aos agricultores negros que ocupam as fazendas atualmente serão revogadas e a eles serão oferecidas “terras alternativas”.

No fim dos anos 1990, Mugabe, morto em 2019, implantou uma reforma agrária que expulsou brancos de suas terras, que foram repassadas a produtores rurais negros. O impacto para a economia foi grande, uma vez que muitos desses novos agricultores não tinham experiência ou receberam capacitação. A produção de alimentos despencou 45%. O ritmo de funcionamento das fábricas despencou violentamente e o desemprego chegou aos 80%.