• Carregando...
A Brexit supporter dressed as Britannia (center right) joins revellers on the dance floor at a Brexit Celebration party at Woolston Social Club in Warrington, north west England on January 31, 2020, the day that the UK formally leaves the European Union. – Britain on January 31 ends almost half a century of integration with its closest neighbours and leaves the European Union, starting a new — but still uncertain — chapter in its long history. (Photo by Oli SCARFF / AFP)
Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra| Foto: Oli SCARFF / AFP

Três anos e meio depois do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit finalmente aconteceu.

A separação oficial aconteceu às 23 horas (horário local, 20 horas em Brasília), quando é meia-noite na maior parte do restante do continente. Cerca de 5 mil pessoas estavam reunidas em frente ao Parlamento britânico para celebrar o divórcio entre Reino Unido e UE. O governo preparou uma série de eventos para marcar a data.

Na sede do governo, no coração da capital britânica, um relógio com contagem regressiva para as 23 horas foi projetado nos famosos tijolos pretos da residência do primeiro-ministro. Edifícios ao redor de Whitehall - onde estão os demais órgãos burocráticos - também estavam iluminados à noite.

  • Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Londres
  • Relógio projetado na residência oficial do primeiro-ministro no número 10 da Downing Street, Londres, faz a contagem regressiva para o Brexit
  • Funcionários retiram a bandeira do Reino Unido no Parlamento Europeu em Bruxelas no dia do Brexit
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington, noroeste da Inglaterra
  • Um relógio projetado na residência oficial do primeiro-ministro no número 10 da Downing Street, Londres, faz a contagem regressiva para o Brexit
  • Bandeira do Reino Unido é refletida no chão em evento para celbrar a amizade entre Bélgica e Reino Unido, em Bruxelas
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington
  • Líder do Partido do Brexit, Nigel Farage, chega à Parliament Square, local da celebração em Londres
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Londres
  • Ativistas protestam na fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte
  • Ativistas anti-Brexit fazem vigília em Londres
  • Apoiadores do Brexit comemoram
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Londres
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Warrington
  • Apoiadores do Brexit comemoram em Londres

"Esplêndido sucesso"

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou em discurso que a saída do Reino Unido da Europa pode ser um "esplêndido sucesso". O vídeo foi publicado no Twitter oficial do premiê na noite desta sexta-feira, uma hora antes da oficialização do Brexit.

No vídeo, Johnson afirma entender os diferentes sentimentos que os ingleses experimentam neste momento - destacando que há aqueles que encaram o Brexit como um 'momento de esperança' e outros que experienciam 'ansiedade e 'perda'.

"Eu entendo todos esses sentimentos e nosso trabalho, enquanto governo - o meu trabalho - é unir este país agora e nos levar à frente", disse. E acrescentou: "a coisa mais importante para dizer hoje à noite é que este não é um final, mas um começo. Este é o momento em que amanhece e a cortina sobe em um novo ato no nosso grande drama nacional".

Bom para o Brasil

Mesmo com o divórcio, pouca coisa deve mudar até o final de 2020. A relação entre Reino Unido e UE entra a partir de agora em um período de transição que deve durar até 31 de dezembro. O Brexit é positivo para o Brasil, na avaliação do economista Celso Grisi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Sustentare Escola de Negócios.

"O Brasil só tem a ganhar com isso tudo", disse Grisi à Gazeta do Povo. "O Reino Unido é a quinta economia do mundo e importa fortemente. Eles vão ter que substituir os seus exportadores, porque as tarifas e regulamentações de todo tipo que a UE levantará são barreiras que crescerão nesse período para o Reino Unido", explica.

O economista ressalta que o Reino Unido já está negociando com o Brasil, por meio de sua representação diplomática, e manifesta "uma necessidade muito grande de importar através do Brasil". Para Grisi, os produtos brasileiros que podem se beneficiar são carne de frango, carne bovina, frutas e outros alimentos.

Conteúdo editado por:Helen Mendes
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]