• Carregando...

Confira como é a técnica desenvolvida por ortopedistas

A mistura de células tronco com pó de osso se revelou uma mistura capaz de regenerar partes danificadas do esqueleto. A técnica, desenvolvida por ortopedistas do Hospital de Southampton, no sul da Inglaterra, é a maior esperança de Mark Venebles, de 39 anos. Ele perdeu massa óssea do lado esquerdo do quadril, começou a mancar e a sentir fortes dores.

Da medula óssea de Mark, na parte de trás da pélvis, os médicos retiram células-tronco. O material foi misturado com fragmentos de ossos de um doador – mas poderiam ser do próprio paciente.

Em seguida, os médicos extrairam a parte doente do quadril de Mark. Deixaram um espaço oco. A cavidade foi preenchida com a pasta formada pela mistura de pó de osso e células tronco.

Outras seis cirurgias semelhantes foram um sucesso, e os médicos estão confiantes de que em 3 meses Mark voltará a andar. E o problema do quadril estará resolvido.

Por enquanto essa nova técnica foi aplicada apenas no combate a doenças do quadril, mas os médicos britânicos disseram que em laboratório, com cobaias, funcionou em todo o esqueleto. Para os cientistas, esse pode ser o fim da necessidade de se usar platina, silicone e até mesmo osso artificial para repor ossos danificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]