• Carregando...

Londres – O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que se reuniu ontem com o presidente americano, George W. Bush, destacou que o Reino Unido e os EUA têm um "destino compartilhado" e manifestou intenção de estreitar ainda mais a relação bilateral.

Em declarações à imprensa britânica nos EUA, Brown ressaltou a importância de manter uma relação forte com esse país e confessou ser admirador do espírito americano de empreendimento e de facilitar oportunidades para todos. O laço com os EUA representa "a relação bilateral mais importante" para o Reino Unido, disse. "É por isso que pouco após ser primeiro-ministro viajo aos EUA para reafirmar a relação histórica de um propósito partilhado que une nossos dois países", acrescentou.

Brown disse que ambos os países enfrentam desafios diferentes neste século, de modo que a relação é agora "mais importante que nunca". "Esta é uma associação cujas raízes estão em algo mais fundamental e durável que os interesses compartilhados ou inclusive uma história comum. São nossos ideais", ressaltou o premier, que substituiu Tony Blair em 27 de junho. Ele também se referiu ao ex-primeiro-ministro do Reino Unido Winston Churchill, afirmando que falava de uma "herança comum".

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro expressou apoio aos EUA ao manifestar que o país "demonstrou através da resistência e o valor de sua gente pelo 11 de setembro. Enquanto os edifícios podem ser destruídos, os valores são indestrutíveis". "E deveríamos reconhecer a dívida que o mundo tem com os EUA por sua liderança na luta contra o terrorismo internacional", afirmou.

Com esta declaração, Brown despeja dúvidas em torno de sua relação com Washington, depois que o ministro britânico de Cooperação Internacional, Douglas Alexander, sugeriu recentemente em discurso que o Reino Unido apoiaria uma abordagem diferente com os EUA.

Além disso, Washington se preocupou com a decisão de Brown de nomear Malloch Brown, ex-subsecretário-geral da ONU e crítico de Bush, como vice-ministro de Assuntos Exteriores.

Espera-se que em Camp David os governantes falem de assuntos internacionais como o Iraque, Afeganistão, o Oriente Médio, Darfur, Kosovo, as negociações mundiais de comércio e o problema da mudança climática.

Bush manteve uma relação estreita com o ex-primeiro-ministro Tony Blair, que foi criticada pela imprensa do Reino Unido, especialmente pela decisão de invadir o Iraque em 2003.

Depois de se reunir com Bush, Brown irá a Nova Iorque para pronunciar um discurso nas Nações Unidas e espera reunir-se com o secretário-geral da ONY, Ban Ki-moon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]