• Carregando...
O pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata Pete Buttigieg
O pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata Pete Buttigieg| Foto: Win McNamee/ Getty Images/ AFP

As apostas de que o ex-militar Pete Buttigieg vai ser o candidato do Partido Democrata a presidente dos Estados Unidos subiram ao terceiro lugar, superando as do ex-vice-presidente Joe Biden, de acordo com o site PredictIt. No primeiro lugar está o senador Bernie Sanders e no segundo, o empresário Michael Bloomberg.

Sanders continua à frente na preferência dos eleitores do partido em todo o país, mas a campanha de Buttigieg ganhou impulso após ele ter surpreendido na primeira votação prévia dos democratas, no estado de Iowa, e a corrida para a escolha do candidato democrata que enfrentará Trump nas eleições de novembro ainda está no começo.

Buttigieg venceu o caucus de Iowa superando nomes mais experientes do partido. Ele tem 38 anos, contra os 78 anos de Sanders e os 77 de Biden. Bloomberg, que também tem 77 anos, optou por não fazer campanha no estado.

A vantagem de Buttigieg sobre Sanders foi mínima. O que determina o vencedor do caucus de Iowa não é o número de votos, mas sim o número de delegados conquistados pelos pré-candidatos. Após uma semana de indefinição, o diretório estadual do partido divulgou o resultado da primeira prévia democrata no domingo:

  • Pete Buttigieg: 13
  • Bernie Sander: 12
  • Elizabeth Warren: 8
  • Joe Biden: 6
  • Amy Klobuchar: 1
  • Andrew Yang: 0

Porém, essa contagem pode mudar, já que Buttigieg e Sanders decidiram pedir uma revisão dos resultados nesta segunda-feira (10).

O caucus de Iowa é o pontapé inicial da corrida eleitoral americana, cuja fase de prévias dura até junho. Quem vence no estado ganha em musculatura e exposição midiática para a Superterça, em 3 de março, quando 1.357 delegados (33% do total) são definidos. Antes disso, há votações em New Hampshire, Nevada e South Carolina. O candidato é definido pelo Partido Democrata em julho.

Gay, cristão e ex-prefeito da cidade de South Bend (Indiana), Buttigieg disputa o eleitorado moderado com Biden e Bloomberg. Sanders tem o apoio da ala mais à esquerda, campo que compete com a senadora Elizabeth Warren.

A disputa em Iowa foi marcada por problemas técnicos e organizacionais e pode indicar um novo rumo na indicação do candidato democrata para a eleição de novembro. Além disso, as prévias do estado levantaram dúvidas sobre o futuro de Biden, que já esteve na dianteira da disputa.

Nova prévia começa na terça-feira

As atenções dos candidatos estão agora voltadas para a primária desta terça-feira em New Hampshire. De acordo com pesquisas, Buttigieg e Sanders também dividem a liderança e são favoritos, mas ainda não há garantias. Buttigieg tem crescido rapidamente após a disputa de Iowa, enquanto Elizabeth Warren e Joe Biden têm ficado para trás. Os candidatos percorreram o estado no fim de semana.

Sanders e seus apoiadores esperam que a primária de New Hampshire seja um grande momento para a campanha do senador, que em 2016 venceu a sua primeira primária democrata no mesmo estado, com grande vantagem sobre Hillary Clinton.

Para mobilizar os eleitores de New Hampshire, Sanders fará um comício com show da banda de rock The Strokes nesta segunda-feira.

Analistas apontam que Buttigieg não precisa necessariamente de uma vitória para manter o bom momento de sua campanha, e que se ele chegar em segundo lugar com uma pequena margem atrás de Sanders, já teria um bom impulso para as próximas etapas.

Apesar do crescimento de Buttigieg, Sanders continua o pré-candidato favorito entre os democratas nacionalmente, segundo uma pesquisa da Quinniapac University que mostra que Sanders tem a preferência de 25% dos eleitores do partido em todo o país. Nessa pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, Biden aparece em segundo com 17%, seguido por Warren (14%) e Buttigieg (10%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]