• Carregando...
Pequenos, mas perigosos | Divulgação
Pequenos, mas perigosos| Foto: Divulgação

Hoje, cerca de 235 pessoas acabarão o dia numa emergência hospitalar com uma lesão causada por queda envolvendo um cão ou gato. Isso corresponde a mais de 86 mil pessoas por ano. Apesar de representar somente 1% dos 8 milhões de pessoas machucadas em quedas anualmente, esse número é cinco vezes maior que as idas à emergência causadas por tiros acidentais, e quase três vezes maior que os acidentes causados por sufocamento acidental. Cerca de 43 milhões de lares nos Estados Unidos têm cachorros, e 37,5 milhões têm gatos.

Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA analisaram dados de 2001 a 2006, e descobriram que cerca de 88% dessas quedas estavam associadas a cachorros. As mulheres tiveram duas vezes mais chances de se machucar, em relação aos homens. Apesar das fraturas serem mais comuns entre os idosos, a maioria das lesões foi causada em jovens com menos de 14 anos ou em adultos entre 35 e 54 anos.

"As pessoas devem saber que animais de estimação são companheiros maravilhosos", disse Judy A. Stevens, epidemiologista do Centro e co-autora do relatório, "mas eles também podem representar perigo de queda. Mantenha os acessórios dos animais fora do caminho e considere adestrar os cachorros, a fim de evitar comportamentos que podem provocar quedas."

O estudo, publicado na edição de 27 de março do "Morbidity and Mortality Weekly Report", afirma que a análise provavelmente subestima o número real de lesões, pois não inclui aquelas tratadas em consultório ou outro tipo de atendimento fora do hospital. Os dados para o cálculo dessas estimativas foram coletados a partir de uma mostra nacionalmente representativa, de 66 hospitais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]