• Carregando...
A Ordem de São Miguel e São Jorge é concedida pela rainha britânica a diplomatas de destaque
A Ordem de São Miguel e São Jorge é concedida pela rainha britânica a diplomatas de destaque| Foto: Reprodução / change.org

Ativistas do Reino Unido fizeram uma campanha para que o desenho da medalha de uma alta honraria concedida pela rainha seja refeito. Segundo eles, a cena retratada no emblema lembra a morte do americano negro George Floyd, que foi sufocado por um policial branco nos Estados Unidos.

A medalha traz a imagem de São Miguel derrotando Satanás, o que, para os organizadores da campanha, se assemelha à representação de um anjo branco pisando no pescoço de um homem negro acorrentado, noticiou o jornal britânico The Guardian nesta segunda-feira.

A Ordem de São Miguel e São Jorge foi criada em 1818 e atualmente é concedida a embaixadores, diplomatas e autoridades de Relações Exteriores que se destacam na atuação em países estrangeiros.

Uma petição para que o Parlamento Britânico faça a mudança da imagem já coletou mais de três mil assinaturas no site change.org. "Esta é uma imagem altamente ofensiva, e também lembra o recente assassinato de George Floyd pelo policial branco da mesma maneira apresentada nesta medalha. Nós, os abaixo-assinados, pedimos que essa medalha seja completamente redesenhada de uma maneira mais apropriada e que um pedido oficial de desculpas seja oferecido pela ofensa que ela oferece", diz o texto da petição, de autoria de Tracy Reeve.

A cena do arcanjo Miguel derrotando Satanás já foi retratada por grandes pintores da história em obras que estão espalhadas por museus do mundo. Uma versão muito conhecida é a pintura em grande escala do renascentista italiano Rafael que está no Museu do Louvre, em Paris.

Bumi Thomas, cantora, ativista e especialista em comunicação visual britânica de origem nigeriana, disse ao Guardian que a imagem é "literalmente o que aconteceu a George Floyd e o que vem acontecendo há séculos com os negros sob a forma de missões diplomáticas: mensagem ativa e subliminar que reforça a conquista, subjugação e desumanização de pessoas de cor".

Simon Woolley, diretor da ONG britânica Operation Black Vote, considerou a desenho uma "representação chocante" e disse ao jornal britânico que a imagem original "pode ter sido de São Miguel matando Satanás, mas a figura não tem chifres ou cauda e claramente é um homem negro".

A campanha é feita no momento em que protestos pedem a derrubada de estátuas e monumentos de figuras históricas considerados ofensivos em diversas cidades do mundo, principalmente na Inglaterra e nos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]