• Carregando...
Redução da emissão de gases está na pauta da COP-16, que vai acontecer em Cancún | Charles Platiau/Reuters
Redução da emissão de gases está na pauta da COP-16, que vai acontecer em Cancún| Foto: Charles Platiau/Reuters

Representantes de vários países reúnem-se a partir do dia 29 de novembro em Cancún, no Mé­­xico, para mais uma rodada de negociações sobre ações com o objetivo de conter o aquecimento global. Na COP-16, a 16.ª Confe­­rência sobre Mudanças Climá­­ticas da Organização das Nações Unidas, a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa estará no centro das discussões.

No entanto, de acordo com especialistas que participaram nesta semana de um evento sobre mudanças climáticas promovido pela Bovespa (Bolsa de Valores de São), as expectativas acerca de uma solução definitiva para o tema são baixas.

"Os países são realistas sobre o entendimento das metas de redução de emissões. Então, não esperamos um acordo para o fu­­turo em Cancún", afirma a especialista-chefe em mudanças climáticas do Banco Intera­­meri­­cano de Desenvolvimento (BID), Maria Netto. Ela espera que pelo menos uma decisão sobre o financiamento das políticas para a redução das emissões venha a ser elaborada na conferência de Cancún.

O especialista em energia do Banco Mundial (BIRD), Christo­­phe de Gouvello, ratificou as declarações da representante do BID, mas é otimista quanto a uma definição, na conferência, sobre quanto o reflorestamento colabora com a redução do aquecimento global. "Sobre a remoção de carbono da atmosfera por meio de plantações florestais, se espera alguns avanços técnicos significativos", diz Gouvello.

Para a diretora de Susten­­ta­­bilidade da BM&F Bovespa, Sonia Favaretto, esse pessimismo em relação à COP-16 pode ser positiva. Segundo ela, na última edição da conferência, em Copenhague, a pressão por uma definição era muito grande e isso atrapalhou. "Em Copenhague, as expectativas eram fora da realidade. Can­­cún chega de um forma mais ra­­cional e ponderada, e isso pode ser bom", diz Sonia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]