• Carregando...
Para Lacalle, candidato a presidência do Uruguai, Mercosul deve ser menos político e mais focado na economia da região | Reuters
Para Lacalle, candidato a presidência do Uruguai, Mercosul deve ser menos político e mais focado na economia da região| Foto: Reuters

O candidato à presidência do Uruguai Luis Lacalle disse nesta sexta-feira que se vencer as próximas eleições pedirá ao Mercosul que reflita sobre seu papel político, pois acredita que o bloco deve focar somente a economia.

O ex-presidente Lacalle (1990-1995), do opositor Partido Nacional, está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para o pleito de 25 de outubro. O candidato da situação, o ex-guerrilheiro e esquerdista José Mujica, do Frente Ampla, lidera as pesquisas de intenção de voto, mas sem a maioria necessária para evitar um segundo turno, previsto para 29 de novembro.

O Mercosul, bloco criado em 1991, é integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Chile e Bolívia são membros associados, e a Venezuela ainda espera a finalização do processo de sua adesão como sócio permanente.

"Em matéria internacional (faremos) um pedido ao Mercosul de pausa e reflexão, dissemos isso muitas vezes, somos contrários ao Mercosul político, o Uruguai não vai integrar o Parlamento do Mercosul (...). O Mercosul é uma associação econômica e comercial, nada mais", disse Lacalle a correspondentes estrangeiros.

O ex-mandatário afirmou que é contrário ao que chamou de "institucionalização dos países latinos" e que a Organização dos Estados Americanos (OEA) é a única entidade adequada para tratar os temas políticos que afetam a região.

"Em relação à Unasul, o Uruguai entrou, não há mais remédio a não ser ir. Acho que a Unasul vai definhar porque não terá ânimo suficiente para lhe dar conteúdo, outro ajuste, outro lugar para conflitos", afirmou Lacalle.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]