Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
colômbia

Candidato verde rejeita acordo com Farc por libertação de reféns

Para Antanas Mockus apenas um acordo de paz pode levar ao fim dos sequestros. Candidato chegou a vice-liderança nas pesquisas eleitorais colombianas

Candidato à presidência da Colômbia Antanas Mockus durante cerimônia de anúncio do vice-presidente de sua chapa | Reuters
Candidato à presidência da Colômbia Antanas Mockus durante cerimônia de anúncio do vice-presidente de sua chapa (Foto: Reuters)

O candidato do Partido Verde a presidente da Colômbia, Antanas Mockus, descartou na segunda-feira um acordo com a guerrilha Farc pela libertação de 22 soldados e policiais, em troca da soltura de centenas de rebeldes. Para Mockus, só um diálogo de paz pode levar ao fim dos sequestros no país.

Esse ex-prefeito de Bogotá, um matemático e filósofo com ascendência lituana, de 58 anos, que se define politicamente como independente, chegou na semana passada à vice-liderança nas pesquisas eleitorais, à frente da candidata conservadora Noemi Sanín, e atrás apenas do governista Juan Manuel Santos.

"Acho muito difícil, improvável o diálogo, a guerrilha tem de mudar de linguagem, eles vêm falando, conseguindo interlocução e visibilidade por meio do sequestro; enquanto falarem a linguagem do sequestro e enquanto instrumentalizarem as famílias dos sequestrados - não, por aí não", disse.

Para ele, a guerrilha deseja a troca de prisioneiros, "porque querem se sentir um Estado pleno, com Exército próprio, e essa moleza não vamos dar". "Soa duro, mas estou seguro de que, se fizéssemos um acordo humanitário, seis meses depois voltaríamos a ter 20 ou 40 policiais ou soldados sequestrados."

A ascensão de Mockus nas pesquisas ocorre depois de ele se aliar com outro matemático e ex-prefeito, Sergio Fajardo, de Medellín, que desistiu da sua candidatura para ser vice de Mockus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.