• Carregando...
Concha de caracóis cresceu 23% no último século | Jonathan A. D. Fisher
Concha de caracóis cresceu 23% no último século| Foto: Jonathan A. D. Fisher

Com todas as recentes mudanças nos oceanos, como o desaparecimento de recifes de corais e o fim de pescarias comerciais, é fácil esquecer que a maior parte das mudanças ocorre em longo prazo. Algumas vezes as mudanças incrementais são tão suaves que não são perceptíveis por décadas.

Um caso adequado está descrito na publicação especializada "The Proceedings of the National Academy of Sciences" por Jonathan A.D. Fisher, da Queen's University, em Ontário, Peter S. Petraitis, da Universidade da Pensilvânia, e colegas. Eles relatam sobre um grande aumento no tamanho da concha de um caracol entre-marés muito estudado, o Nucella lapillus, ao redor da ilha Mount Desert, no Maine, ao longo do último século.

Os pesquisadores estudaram conchas coletadas de 1915 a 1922 em 19 locais ao redor da ilha. Eles então voltaram aos mesmos locais e coletaram mais conchas. Na média, as conchas modernas eram cerca de 23% mais longas do que as antigas.

As conchas antigas foram coletadas antes da introdução de um caranguejo invasivo, o Carcinus maenas, predador do N. lapillus. Normalmente quando os caranguejos estão presentes, a concha de um caracol fica mais grossa, como defesa contra as garras do predador. Neste caso, os pesquisadores sugerem que as conchas podem ter ficado mais grossas de início e então, quando os caracóis tinham algum grau de proteção, cresceram a um comprimento com que os caranguejos não conseguiam mais lidar.

Quaisquer que sejam os motivos, o estudo mostra que podem ocorrer grandes mudanças morfológicas numa espécie bem debaixo de nossos narizes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]