• Carregando...
carcaça urso siberia
Carcaça do urso foi encontrada por pastores de renas no permafrost da Sibéria| Foto: NORTH-EASTERN FEDERAL UNIVERSITY

Cientista da Universidade Federal do Nordeste da Rússia (Nefu) anunciaram nesta semana a descoberta de um fóssil praticamente intacto de um urso das cavernas, da era do gelo, com uma idade estimada entre 22.000 e 39.500 anos.

Os restos mortais do animal foram encontrados por pastores de renas no Ártico russo, depois que eles foram expostos pelo derretimento do permafrost nas ilhas Lyakhovsky, do arquipélago das Novas Ilhas Siberianas.

O urso das cavernas (Ursus spelaeus) é uma espécie ou subespécie pré-histórica que viveu na Eurásia no Pleistoceno Médio e Superior e foi extinta há cerca de 15 mil anos, segundo a universidade, que vai estudar a descoberta. Acredita-se que ele seja um antigo parente dos ursos pardos que vivem hoje na Europa e na América do Norte.

"Esta é a primeira e única descoberta desse tipo – uma carcaça de urso inteira com tecidos moles", disse a cientista russa Lena Grigorieva, explicando que todos os órgãos internos estão no lugar, incluindo o focinho. "Anteriormente, apenas crânios e ossos foram encontrados. Este achado é de grande importância para todo o mundo", afirmou.

Uma carcaça preservada de um filhote de urso das cavernas também foi encontrada, em Yakutia, e cientistas esperam obter seu DNA. Nos últimos anos, o derretimento do permafrost na Sibéria tem resultado na descoberta de fósseis de mamutes, rinocerontes lanosos, potros da Idade do Gelo e filhotes de leão das cavernas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]