• Carregando...

Uma caricatura do Profeta Maomé no inferno publicada numa revista católica italiana gerou uma onda de críticas de cristãos e muçulmanos nesta semana. Neste domingo, o diretor da publicação Studi Cattolici, Cesare Cavalleri, pediu perdão, alegando que não teve a intenção de ofender as crenças muçulmanas. Cavalleri é membro do grupo cristão ortodoxo Opus Dei.

Na edição de maio, a revista mostra o profeta Maomé no inferno junto com os poetas italiano Dante Alighieri e latino Virgílio. Os poetas estão à beira de um círculo em chamas, em cujo centro está o profeta, cortado pela cintura. A cena faz alusão ao Canto XXVIII da "Divina Comédia", obra de Dante.

A caricatura é sutil e não mostra o rosto de Maomé. Os muçulmanos consideram a representação dele uma blasfêmia. Também é difícil identificar Dante e Virgílio. Se sabe que são os três porque o escrito "Canto XXVIII" aparece no alto com algumas falas.

Cesare Cavalleri disse ter ficado surpreso pela repercussão do desenho.

- De vez em quando é bom que haja uma caricatura satírico politicamente incorreta. Não se trata mais do que uma passagem extraída da Divina Comédia, de Dante - disse.

No início do ano, caricaturas publicadas em jornais europeus geraram uma onda de revolta no mundo muçulmano, com protestos em vários países e até ataques violentos a embaixadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]