• Carregando...
Alívio: ex-presidente Jimmy Carter abraça Gomes após o desambarque | Adam Hunger/Reuters
Alívio: ex-presidente Jimmy Carter abraça Gomes após o desambarque| Foto: Adam Hunger/Reuters

Washington - O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter (1977-1981) retornou on­­tem da Coreia do Norte após ob­­ter a libertação de um americano, condenado por entrar ilegalmente no país. Carter e Aijalon Mahli Gomes desembarcaram em Boston, onde eram aguardados por 19 parentes do libertado.

Aijalon Mahli Gomes, que foi criado em Boston e trabalhava como professor de inglês na Coreia do Sul, foi detido em janeiro pelas autoridades norte-coreanas e condenado a oito anos de prisão por cruzar ilegalmente a fronteira da China com a Coreia do Norte.

Em comunicado, o Centro Car­­ter informou que o líder norte-co­­reano, Kim Jong-il, liberou Go­­mes "por pedido do presidente e por razões humanitárias’".

Carter voltou também com uma mensagem do número 2 do recluso regime, Kim Yong-Nam, que expressou sua vontade de uma retomada das negociações com EUA, Rússia, Japão e China e de uma desnuclearização da península coreana, segundo a agência de notícias oficial KCNA.

Em 2009, outro ex-presidente dos EUA, Bill Clinton (1993-2001), foi a Pyongyang e conseguiu a li­­beração de duas jornalistas ame­­ricanas, também condenadas por entrar ilegalmente na Coreia do Norte.

Carter

Jimmy Carter se tornou presidente dos EUA quando venceu o re­­publicano Gerald Ford na eleição presidencial de 1976. Esteve à fren­­te do governo americano en­­tre 1977 e 1981, convertendo-se no mediador do primeiro acordo de paz entre um país árabe e Is­­rael.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]