
Piratas somalis libertaram neste domingo (14) um casal britânico que estava sequestrado havia mais de um ano.
Os piratas raptaram o casal aposentado Paul e Rachel Chandler em 23 de outubro do ano passado após terem tomado o iate em que eles estavam no oceano Índico, no litoral das ilhas Seychelles.
"Estou bem, obrigado, aproveitando estar livre, mas continuamos na Somália. Estamos com os homens bons agora", disse Rachel Chandler à Reuters por telefone, acrescentando que o casal seguirá para Nairóbi ainda neste domingo.
Mohamed Aden Tiicey, alta autoridade da cidade de Adado, disse à Reuters que o casal foi libertado nas primeiras horas de domingo após o pagamento de resgate. "Os Chandlers estão comigo agora. Eles estão livres e seguros".
Abdi Mohamed Elmi, um médico somali que esteve envolvido nos esforços para libertar o casal, disse à Reuters que ambos deixaram Adado em um avião. Uma aeronave deixou a capital do Quênia na manhã de sábado para levá-los.
"Tivemos sucesso em libertar o casal britânico. Fizemos o nosso melhor para chegar a esta boa notícia".
Piratas somalis sequestram com frequência navios mercantes, levam as embarcações às cidades costeiras que controlam e exigem o pagamento de resgate para liberá-los, em valores que chegam aos milhões de dólares. O negócio lucrativo continua, apesar das patrulhas navais internacionais.
Segundo o Conselho Marítimo Internacional, piratas somalis foram responsáveis por 35 dos 39 sequestros de navios nos primeiros nove meses deste ano, o maior número de embarcações interceptadas em cinco anos.
-
Em crise com PSDB, Doria ameaça implodir candidatura única da terceira via
-
Bolsonaro aposta em pressão sobre a Petrobras para evitar nova alta de preços
-
Como o caso do senador Kajuru no STF pode afetar Bolsonaro e aliados
-
Soberania Nacional não é algo para se entregar de bandeja para a OMS ou outras entidades
Alexandre de Moraes tem razão: com ou sem voz na Internet, somos uns imbecis
Autonomia universitária é usada como “desculpa” para militância de esquerda
A história de Cabo Anselmo, o homem que ajudou a derrotar a esquerda armada no Brasil
Frases da semana: “Hoje eu sou uma madrinha que defende a vida, que protege a vida”