• Carregando...
Listras parecidas como as das zebras ajudavam os cavalos a se proteger contra predadores | PEDRO UGARTE/PEDRO UGARTE
Listras parecidas como as das zebras ajudavam os cavalos a se proteger contra predadores| Foto: PEDRO UGARTE/PEDRO UGARTE

Assim como as zebras, a maioria dos cavalos e pôneis já foram listrados, aponta um estudo de pesquisadores suecos publicado na revista Nature Genetics. Os profissionais da Universidade de Uppsala afirmam que a domesticação foi responsável pela perda das listras nestes animais.

Milícia “caubói” invade parque no Oregon

Leia a matéria completa

Segundo o estudo, a mudança no padrão de pelagem dos equinos coincidiu com o momento em que passaram a ser usados pelos humanos para corrida e trabalho. A descoberta foi feita graças a análise de material genético de animais de 40 mil anos.

Apesar de a maioria dos cavalos ancestrais serem listrados -- no padrão exatamente igual ao das zebras, em preto e branco --, já existiam animais com outro tipo de pelagem. E foi aí que aconteceu a interferência humana, de acordo com os pesquisadores. Durante várias gerações, o homem escolheu domar justamente estes equinos de aparência até então diferente, diminuindo a prevalência dos listrados.

Ainda de acordo com o estudo, as litras tinham um papel importante para camuflar os cavalos selvagens contra ataques de predadores, como leões e tigres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]