• Carregando...
Principais companhias aéreas haviam pedido para que o governo dos EUA bloqueasse a transmissão de sinais 5G em um raio de 3,2 quilômetros em torno dos aeroportos
Principais companhias aéreas haviam pedido para que o governo dos EUA bloqueasse a transmissão de sinais 5G em um raio de 3,2 quilômetros em torno dos aeroportos| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

Centenas de voos foram cancelados nos Estados Unidos devido à ativação de serviços da tecnologia 5G perto de aeroportos do país. Segundo informações do jornal britânico The Independent, pouco menos de 300 voos já foram cancelados em razão do problema. Entre os terminais afetados, estão o Boston Logan International, o O'Hare, de Chicago, e o Aeroporto internacional de Dallas/Fort Worth.

O presidente Joe Biden relatou em um comunicado nesta quarta-feira (19) que 90% das torres de celular programadas para utilizar 5G foram ativadas no país. Na véspera, as operadoras AT&T e Verizon haviam concordado em adiar a ativação da tecnologia perto de alguns aeroportos.

As principais companhias aéreas americanas haviam pedido para que o governo dos EUA bloqueasse a transmissão de sinais 5G em um raio de 3,2 quilômetros em torno das pistas dos aeroportos antes de a tecnologia entrar em funcionamento nesta quarta-feira.

As empresas alertaram que as novas bandas de frequência de 3,7 a 3,8 gigahertz (GHz), o chamado espectro de banda C, que dará às redes um maior alcance geográfico e sinais mais rápidos, poderiam tornar muitos sistemas de segurança de aeronaves “inutilizáveis”.

Em comunicados divulgados pela imprensa americana e do Reino Unido, as duas operadoras de telefonia manifestaram insatisfação com o adiamento. “Estamos frustrados com a incapacidade da Administração Federal de Aviação de fazer o que quase 40 países fizeram, que é implantar com segurança a tecnologia 5G sem interromper os serviços de aviação, e pedimos que faça isso em tempo hábil”, disse a AT&T em comunicado.

A Verizon informou que “decidiu voluntariamente limitar nossa rede 5G em torno dos aeroportos”.

Segundo a CNN, as companhias aéreas haviam estimado mil interrupções de voos por dia devido à possível interferência do 5G. Emirates, Air India, All Nippon Airways, Japan Airlines, Lufthansa e British Airways estão entre as companhias aéreas que anunciaram cancelamento ou adequações de rotas devido ao problema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]