• Carregando...
Aleksandar Vucic, o vice-primeiro-ministro da Sérvia e líder do Partido Progressista Sérvio (SNS), participa de votação durante eleições em Belgrado | REUTERS/Djordje Kojadinovic
Aleksandar Vucic, o vice-primeiro-ministro da Sérvia e líder do Partido Progressista Sérvio (SNS), participa de votação durante eleições em Belgrado| Foto: REUTERS/Djordje Kojadinovic

O Partido Progressista Sérvio (SNS, de centro-direita), do vice-primeiro-ministro Aleksandar Vucic, obteve uma ampla vitória nas eleições parlamentares na Sérvia, segundo as primeiras estimativas da votação.

Os cálculos da ONG Centro para as Eleições Livres e a Democracia (Cesid), mostram que o SNS obteve cerca de 50% dos votos, o que lhe proporcionaria 160 cadeiras no parlamento de 250 deputados, seguido do Partido Socialista da Sérvia (SPS), com 15% de apoios, equivalente a 50 cadeiras.

Poucos partidos, segundo estas estimativas, alcançarão os 5% necessários para entrar no Parlamento, entre eles o Partido Democrático (DS) e o NDS, um grupo recém formado em torno do ex-presidente Boris Tadic, com cerca de 6% dos votos cada um.

Também se aproxima desse patamar o nacionalista Partido Democrático da Sérvia (DSS), a única formação parlamentar que se opõe à integração da Sérvia na União Europeia (UE).

Cerca de 6,7 milhões de cidadãos com direito a voto estavam convocados às urnas para escolher 250 deputados do Parlamento nacional entre candidatos de 19 partidos e coalizões.

A afluência às urnas se situará, previsivelmente, em 53%, segundo a mesma fonte.

A consulta foi convocada dois anos antes do previsto quando Vucic decidiu no final de janeiro pôr fim ao governo de coalizão com os socialistas por considerar que era necessário um novo Executivo que acelere as reformas em um país com uma taxa de desemprego de 24%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]