• Carregando...

Os eleitores republicanos começaram a votar na Carolina do Sul neste sábado (21) para se pronunciar em uma importante primária para eleger o candidato que disputará a Casa Branca em novembro e onde o conservador Newt Gingrich espera uma vitória.

As votações tiveram início no estado às 07H00 local (10H00 de Brasília), como estava previsto.

Gingrich e seu principal rival Mitt Romney percorreram o estado nos dias anteriores a esta primária, sem perder de vista que desde 1980 nenhum republicano conquistou a indicação de seu partido sem ter vencido neste estado, bastião conservador do sudeste americano.

Uma pesquisa da Universidade de Clemson divulgada na véspera das primárias na Carolina do Sul situou Gingrich com seis pontos de vantagem em relação a Romney, 32 contra 26%. O congressista do Texas Ron Paul obteve o terceiro lugar, com 11%, enquanto o ex-senador Rick Santorum conquistou 9%.

O reconhecido site Real Clear Politics concedeu também na sexta-feira uma vantagem de 2% a Gingrich sobre Romney.

A grande vantagem que existia de Romney em nível nacional também pode estar caindo: a Gallup afirmou na véspera que a preferência de Romney sobre Gingrich em todo o país baixou de 30 a 20%, diferente dos 37% contra 14% da semana passada.

Gingrich, ex-presidente da Câmara de Representantes, ainda não conquistou nenhuma primária. Santorum venceu em Iowa no início deste mês, enquanto Romney saiu vitorioso em New Hampshire.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]