Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Início do julgamento

Charlie Hebdo volta a publicar caricaturas de Maomé

charlie hebdo
Foto de arquivo tirada em 4 de janeiro de 2016 mostra um exemplar da edição da revista Charlie Hebdo (Foto: MARTIN BUREAU/AFP)

Ouça este conteúdo

O semanário francês Charlie Hebdo está republicando nesta terça-feira (1) caricaturas do profeta do Islã, Maomé, um dia antes do início do julgamento do atentado que matou 12 pessoas na redação da publicação, em janeiro de 2015. A capa desta semana traz 12 charges, com destaque para uma caricatura do profeta feita pelo chargista Cabu, morto no atentado, acompanhadas do título "Tudo isso por isso".

As ilustrações transformaram o Charlie Hebdo em alvo de jihadistas e não eram impressas desde o ataque, mas o editorial que acompanha a edição desta semana afirma que era necessário voltar a publicá-las nesse momento. "Desde janeiro de 2015 recebemos com frequência pedidos para produzir outras caricaturas de Maomé. Sempre recusamos, não porque seja proibido e sim porque era necessário ter uma boa razão para fazê-lo, uma razão que faça sentido e que aporte algo ao debate", diz o editorial.

Capa do semanário francês Charlie Hebdo em 2 de setembro de 2020

Treze homens e uma mulher vão ser julgados a partir desta quarta-feira (2). Eles são acusados de providenciar armas aos terroristas que conduziram os ataques na redação do Charlie Hebdo e em um supermercado Kosher dois dias depois, resultando na morte de 17 pessoas. Os três terroristas autores dos ataques foram mortos pela polícia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.