Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu que um diplomata violou procedimentos administrativos nos Estados Unidos, mas garantiu que o conflito foi solucionado pelas vias administrativa e diplomática e que nenhum funcionário venezuelano foi expulso. "Houve um erro que foi cometido por um funcionário nosso: o cônsul", afirmou Chávez durante uma entrevista a um programa de televisão.
"Este funcionário já foi removido e a situação acertada", acrescentou o presidente, que negou que as autoridades norte-americanas tenham solicitado que diplomatas venezuelanos em Houston deixassem o país.
O Departamento de Estado americano informou na segunda-feira que pedira a funcionários do consulado da Venezuela em Houston (Texas) que abandonassem o país, por violação de procedimentos administrativos.
Para o líder venezuelano, o incidente foi manipulado em um período de transição do governo de George W. Bush para o do presidente eleito Barack Obama. O chefe de Estado venezuelano explicou que o cônsul em Houston tentou mudar a sede do consulado "sem autorização daqui (Caracas) nem de lá (Washington)".