• Carregando...

Para muitos venezuelanos que buscam humor político no país, Hugo Chávez é uma capivara. A associação é feita com o personagem que dá título ao principal site cômico do país, "El Chiguire bipolar" ('a capivara bipolar'), onde o presidente é uma figura frequente.

"Chávez nos dá muito material para fazer humor", disse ao G1 Oswaldo Graziani, um dos criadores do site. A reportagem visitou o escritório do "Chiguire" na tarde de sexta-feira (24), e os humoristas estavam reunidos para discutir a abordagem que fariam da eleição parlamentar de domingo (26). "A votação triplica nossa visibilidade, e queremos fazer uma boa cobertura irônica dos fatos", disse.

O site anunciou que terá 3 repórteres "mal pagos" fazendo a cobertura da votação. A ideia era continuar o que eles mesmo chamam de "Notícias parciais e sem veracidade das mãos de um roedor com problemas psicológicos". Mesmo sem se admitir como "voz da oposição", eles dizem que é natural que o alvo principal seja o governo Chávez. Tudo o que ele fala tem potencial de virar piada, dizem.

Os criadores do site dizem que nunca foram informados de reações do presidente a sua publicação. "Estou seguro que ele já viu nosso site", disse Graziani, entretanto.

Sucesso

O Chiguire recebe mais de 15 mil visitas diárias e tem quase 200 mil seguidores no Twitter. No site da capivara, Chávez é ironizado por seus discursos, por seus projetos, por seu currículo. Os criadores da página negam, entretanto, que ele seja a capivara que dá nome à publicação. "As pessoas fazem a associação, ma não era nossa ideia original", disse Juan Andres Ravell, sócio de Graziani.

O site foi criado há dois anos e meio, e começou como uma brincadeira entre os dois amigos, que escrevia roteiros para animação na TV. Segundo eles, a Venezuela tinha a tradição de associar animais aos jornais do país, e a capivara foi uma escolha deles sem um motivo muito específico para isso.

O maior sucesso do grupo até agora foi uma abordagem mais internacional da política. Na série de animação "Ilha presidencial", os presidentes da América Latina aparecem presos em uma ilha deserta, tentando sobreviver, como numa paródia de da série de TV "Lost". Até o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é retratado ali, com um bom destaque entre seus colegas.

Graças à "Ilha", a capivara ganhou visibilidade internacional, e tem crescido muito especialmente na Colômbia, país vizinho e que os criadores do site dizem ver como tendo muito em comum com a Venezuela.

De fato, pouco antes da eleição de domingo, o destaque mais recente da página ironizava a Colômbia. Um anúncio de empregos falso convidava candidatos para assumir o posto do guerrilheiro Momo Jojoy, das forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, morto nesta semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]