• Carregando...
Chile é o país com a vacinação da Covid-19 mais avançada na América Latina.
Chile é o país com a vacinação da Covid-19 mais avançada na América Latina.| Foto: Elvis González / EFE

O Chile registrou sexta-feira (9) a menor taxa de infecção por Covid-19 de 2021, de apenas 4,2% - índice medido com a média de casos positivos a cada 100 pessoas testadas. O dado indica que a segunda onda da pandemia, que durou quase três meses, está recuando na maior parte do país.

Com o índice abaixo de 5% desde domingo (4), o Chile está com a pandemia controlada, conforme critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Doze das 16 regiões têm uma positividade menor ou igual a 5%", explica o ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris.

O país tem a vacinação da Covid-19 mais avançada na América Latina, com 73,65% da população com a imunização completa e 84,42% com a primeira dose. Com tal quadro, quinta-feira (8) o Chile anunciou um plano de reabertura da economia, com a volta de todas as lojas e restaurantes em ambientes fechados, além de academias, centros esportivos, cinemas, teatros e museus.

Com a melhora drástica da situação epidemiológica nas últimas duas semanas, as autoridades sanitárias chilenas também anunciaram a suspensão da quarentena em dezenas de municípios. Incluindo a maioria dos bairros da capital Santiago, que na próxima semana vai reforçar os postos de vacinação para a população completar o calendário de imunização.

Sexta-feira, o Chile registrou 2.906 novos casos e 122 mortes por Covid-19, elevando o saldo total desde o início da pandemia para 1,58 milhão de infecções e 33.636 óbitos. O número de casos ativos aumentou ligeiramente para 18.027 pessoas que podem transmitir o vírus . Já o número de pacientes internados em UTI caiu para 2.525, embora a ocupação hospitalar em todo o país continue acima de 90%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]