• Carregando...
Apesar da fama de pacífico, bicho também gosta de carne | Reuters
Apesar da fama de pacífico, bicho também gosta de carne| Foto: Reuters

Será o fim do mito do bom bonobo? Por décadas, os primatólogos louvaram o amor à paz e a relativa falta de agressividade desse primo do ser humano, também conhecido como chimpanzé-pigmeu, mas cenas de caça presenciadas por pesquisadores da Alemanha colocam a reputação paz-e-amor do bicho em risco. Os bonobos de um parque nacional na República Democrática do Congo foram vistos caçando e devorando macaquinhos (de outras espécies, bem entendido) sem piedade, comportamento que parecia exclusivo dos chimpanzés-comuns, universalmente tidos como sanguinários.

As observações foram feitas por Martin Surbeck e Gottfried Hohmann, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, e foram publicadas na revista científica "Current Biology". Os pesquisadores testemunharam a captura, a morte e o consumo de três filhotes de macaco pelas mãos dos bonobos do grupo de LuiKotale, no Parque Nacional Salonga. Em dois casos, a caçada não foi bem-sucedida.

O modus operandi dos bonobos caçadores era sempre o mesmo: depois de detectar a presa, vários membros do bando ficavam em silêncio, dirigiam-se para a base das árvores e esperavam a melhor oportunidade para escalar o tronco rapidamente e agarrar os macaquinhos mais vulneráveis. A carne, então, era consumida pelos caçadores, os quais cediam alguns pedaços a companheiros pidões ou toleravam que eles enfiassem a mão na carcaça para pegar um naco.

Fêmeas demoníacas?

A observação surpreende porque, além de ser o primeiro caso documentado de bonobos caçando outros primatas, também é um exemplo de caça grupal coordenada, coisa que, imaginavam os primatólogos, não ocorria entre esses chimpanzés "da paz". É que a maior parte das observações davam conta de que a sociedade dos bonobos tinha baixos níveis de agressividade e era dominada pelas fêmeas; por outro lado, são as alianças entre os chimpanzés-comuns machos que parecem ser cruciais para a caça coordenada, e também para o domínio despótico dos rapazes sobre os outros membros da espécie. Ao que tudo indica, essa idéia vale só para os chimpanzés-comuns mesmo, uma vez que as fêmeas de bonobos participam ativamente da caça aos macaquinhos.

Os cientistas já sabiam que os bonobos não são totalmente herbívoros: havia relatos de indivíduos solitários capturando pequenos antílopes ou esquilos para comer. No entanto, é curioso que em outros locais os bandos de bonobos pegam macaquinhos, mas não os matam -- aparentemente apenas os manuseiam para brincar. Também há relatos de catação de piolhos mútua envolvendo bonobos e macacos como os colobos-vermelhos, uma verdadeira aliança interespécies em prol da saúde pública.

Por tudo isso, os pesquisadores ainda não sabem se é o ambiente específico de LuiKotale que levou os bichos a optar pela caça coordenada, ou mesmo se o comportamento é uma "invenção" recente do bando que vive lá. Eles lembram que a caça coordenada é um comportamento relativamente raro mesmo entre chimpanzés-comuns; dessa forma, a demora para observar o processo entre bonobos seria apenas um subproduto do tempo relativamente curto de observações da espécie em seu ambiente natural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]