• Carregando...
bandeira da China
bandeira da China| Foto: Pixabay

Zhang Xuezhong, um reconhecido crítico do sistema político chinês, foi levado de sua casa, em Xangai, pela polícia no fim de semana, informaram diversos sites independentes na China. No dia anterior, Zhang havia publicado na internet, uma carta aberta aos parlamentares do país pedindo por uma reforma constitucional e criticando a resposta do governo central à epidemia de coronavírus.

"Ele foi levado no domingo à noite. Três carros da polícia chegaram à sua casa", disse Wen Kejian, analista político independente e amigo de Zhang, ao jornal South China Morning Post.

Zhang é conhecido por criticar o sistema político chinês e já sofreu retaliações por isso. Em 2013, o acadêmico foi demitido da Universidade de Ciências Políticas e Direito da China Oriental em Xangai, uma das mais prestigiadas da China, onde dava aulas de Direito, depois de ter se recusado a pedir desculpas por defender a liberdade de expressão. "Sou apenas um professor universitário que expressa suas próprias opiniões, pensamentos e propostas, o que é absolutamente meu direito. Esta é uma caça às bruxas completa", disse ele à época, segundo o New York Times.

A universidade o acusou de "espalhar suas opiniões políticas" dentro da instituição. No ano passado, ele teve a permissão para advogar revogada. Zhang era advogado de críticos do governo, como o cineasta Shen Yongping, preso depois de fazer um documentário sobre a constituição chinesa.

Neste sábado, Zhang postou no WeChat que "a melhor maneira de lutar por liberdade de expressão é que todos falem como se nós já tivéssemos liberdade de expressão". Segundo o SCMP, ele escreveu na carta que na ausência de uma constituição moderna, a governança da China estava muito atrasada e "o surto e a propagação da epidemia de Covid-19 é uma boa ilustração do problema".

"Vinte e dois dias antes do [bloqueio para conter o surto] na cidade, Wuhan ainda estava investigando e punindo os cidadãos que haviam divulgado sobre a epidemia, incluindo o Dr. Li Wenliang … mostrando o quão estreita e arbitrária é a supressão da sociedade pelo governo", afirmou Zhang, referindo-se a um dos primeiros médicos a alertar sobre o novo coronavírus, que foi reprimido pela polícia local e posteriormente morreu por causa da Covid-19.

O encontro anual do Congresso Nacional da China, o mais importante do legislativo do país, deve ocorrer na próxima semana, em 18 de maio. Por isso, na carta, Zhang pediu aos parlamentares que criem um comitê amplamente representativo, com poderes para redigir uma constituição em conformidade com os "princípios políticos modernos". Ele também pediu ao Congresso que liberte os presos políticos na China.

O paradeiro Zhang é desconhecido. O SCMP tentou ligar e contatá-lo através do WeChat, mas não obteve resposta. A polícia de Xangai também não atendeu às ligações do jornal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]