• Carregando...
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto |
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto| Foto:

Pequim – Um dos mais conhecidos paleontólogos do mundo, o chinês Xing Xu, apresentou ontem os restos de um dinossauro até agora desconhecido, próximo dos pássaros em sua morfologia, mas cujo tamanho poderá questionar todas as teorias sobre o surgimento destes animais.

Essa nova espécie carnívora, denominada Gigantoraptor erlianensis, pesava cerca de 1,4 tonelada e media oito metros, dimensões que se aproximam das do famoso tiranossauro. Seus restos foram encontrados por acaso em Erlian, na Mongólia interior, região famosa pela grande concentração de fósseis.

A criatura, que viveu na China há 85 milhões de anos, era 35 vezes mais pesada que o maior dos dinossauros anteriores às aves. Tinha bico e seu corpo era coberto de penas em algumas partes, segundo um artigo que será publicado na revista Nature.

"Se você encontrar um rato do tamanho de um porco ficará muito surpreso. Algo assim aconteceu com o Gigantoraptor", resumiu Xing, integrante da Academia de Ciências de Pequim.

"Esse novo dinossauro é maior que seus semelhantes de espécies similares. Nós o estudamos durante um ano para nos certificarmos de suas características", disse.

A descoberta poderá jogar por terra a teoria segundo a qual os dinossauros foram se tornando cada vez menores à medida que suas características se aproximavam das dos pássaros atuais, segundo a revista britânica.

Acaso

Xing descobriu o primeiro vestígio do Gigantoraptor – um fêmur – em 2005, durante as filmagens de um documentário sobre uma de suas descobertas anteriores. Os cineastas haviam pedido a ele que mostrasse sua maneira de trabalhar e durante a demonstração encontrou o fóssil.

"Recolhemos um osso na superfície sem prestar muita atenção. No começo, pensávamos que pertencia a uma espécie descoberta antes, mas poucos minutos depois nos demos conta de que era de uma espécie carnívora. Esse tamanho grande é bastante incomum para um carnívoro e apenas o tiranossauro pode ser comparado a ele", declarou.

As escavações permitiram a coleta de vários fósseis. O animal encontrado tinha 11 anos de idade e não havia terminado seu crescimento.

Vários fragmentos, entre eles um crânio, foram apresentados à imprensa. "É o maior dinossauro com um bico encontrado até agora. Não tinha dentes dentro do bico", informou o paleontólogo chinês Xing Xu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]