• Carregando...
eua china
Os Estados Unidos ordenaram que a China fechasse seu consulado em Houston na última semana.| Foto: JASON LEE / POOL / AFP

O ministério das relações exteriores da China acusou agentes dos Estados Unidos de entrarem no consulado em Houston, no Texas, sem autorização, após os adidos diplomáticos chineses deixarem o local na sexta-feira (24), cumprindo ordem do governo americano que fechou o consulado, em mais um episódio na crise geopolítica entre os governos de Washington e Pequim.

"A China expressa sua forte insatisfação e se opõe de maneira assertiva contra a entrada forçada dos EUA no consulado geral em Houston", diz a nota da pasta, prometendo uma resposta e afirmando que o ato vai contra normas internacionais.

Em Chengdu, no sudoeste da China, a polícia local reforçou a segurança em volta do consulado dos Estados Unidos na cidade após um homem ser detido atirando fogos de artifício contra o local. Na sexta-feira, o governo chinês ordenou o fechamento da representação diplomática americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]