Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

China admite saída de dissidente para estudar

Manifestação em defesa do dissidente chinês Chen Guangcheng, em frente da Casa Branca | Yuri Gripas/Reuters
Manifestação em defesa do dissidente chinês Chen Guangcheng, em frente da Casa Branca (Foto: Yuri Gripas/Reuters)

O impasse diplomático en­­tre­­ China e EUA em torno­­ do dissidente cego Chen Guang­­cheng, 40 anos, que fugiu de sua prisão domiciliar há 13 dias, parece ter encontrado uma saída ontem. Pequim afirmou que ele pode deixar o país para estudar.

"Chen Guangcheng está atualmente sob tratamento no hospital. Se ele quiser ir ao exterior estudar, pode­­ se inscrever nos departamentos relevantes exatamente como outros cidadãos chineses", disse o porta-voz da Chancelaria Liu Weimin à­­ agência de notícias estatal­­ Xinhua.

Horas antes, Chen pediu a um amigo que divulgasse uma declaração. Nela, o ativista afirmava que não queria buscar asilo político nos EUA, e sim aceitar um convite da Universidade de Nova York. Ele disse querer "ir aos EUA descansar por meses".

A secretária de Estado, Hil­­lary Clinton, elogiou o anún­­cio do governo chinês, mas­­ afirmou que "há mais tra­­balho para fazer". Ele deixou Pequim ontem, após dois dias de encontros sobre política externa e economia, temas que acabaram ofuscados pelo impasse em torno de Chen.

Victoria Nuland, porta-­­voz do Departamento de Es­­ta­­do, disse que os Estados Unidos esperam que o governo chinês facilite a tramitação e afirmou que a concessão dos vistos ao dissente e à sua família terá "atenção prioritária".

A possibilidade de que Chen saia com um visto de estudante parece ser uma saída honrosa aos dois países.

Pequim é duramente atacada pela maneira como vem tratando Chen, que passou os últimos sete anos preso por sua atuação como advogado de defesa de mulheres.

Já o governo Barack Oba­­ma foi criticado pela oposição e por entidades de direitos humanos por supostamente apressar a saída de Chen da embaixada em Pequim, onde ficou por seis dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.