• Carregando...

O ministro da Segurança Pública da China, Meng Jianzhu, afirmou hoje que separatistas étnicos são os culpados por uma série de ataques com seringas na província de Xinjiang, no oeste do país. Os comentários foram feitos no segundo dia de protestos na capital provincial Urumqi. A polícia usou gás lacrimogêneo e apelos públicos para encerrar as marchas rumo a instalações do governo e do Partido Comunista. Os manifestantes reclamam da falta de segurança na região.

Milhares de pessoas, a maioria da etnia majoritária han, tomaram as ruas de Urumqi pelo segundo dia consecutivo, exigindo melhoria na segurança na capital da província de Xinjiang. No mês passado, distúrbios na região deixaram quase 200 mortos. Os manifestantes exigem punição para os responsáveis pelos ataques de julho, membros tanto da etnia han quanto muçulmanos uigures. Eles também protestam pelos recentes relatos de ataques com seringas. Segundo a imprensa estatal, as principais vítimas desses ataques são chineses han.

Centenas de jovens han protestaram perto do local onde trabalha o secretário-geral do Partido Comunista em Xinjiang, Wang Lequan - um aliado do presidente Hu Jintao -, exigindo que ele deixe o posto. Policiais armados tomaram câmeras fotográficas e de vídeo de fotógrafos da agência de notícias Associated Press presentes no protesto. As manifestações levaram confusão à cidade de 2,5 milhões de habitantes, com veículos banidos das ruas e quase todas as lojas e escolas fechadas. Wang falou aos manifestantes na quinta-feira (3), pedindo calma.

Todos os acessos às áreas uigures da cidade foram interrompidos, com as forças de segurança formando barreiras nas entradas das ruas. As manifestações podem enfurecer as lideranças chinesas em meio à preparação para os festejos dos 60 anos do regime comunista no país, em 1º de outubro.

Aids

A mídia estatal afirma que 476 pessoas buscaram tratamento após serem atacadas com seringas, 433 delas da etnia han. O restante das vítimas pertence a outras etnias, incluindo uigures. Segundo a Xinhua, 21 pessoas já foram detidas no caso. O medo da aids também pode ser em parte culpado pelos distúrbios. Xinjiang tem o maior índice de infecções pela doença na China, com aproximadamente 25 mil casos registrados no ano passado. O problema é piorado pelo empréstimo de agulhas entre viciados.

Qualquer distúrbio em Xinjiang é ampliado pelas tensões étnicas. Os uigures veem a província como sua terra natal e se ressentem pelo fato de que milhões de membros da etnia han foram viver na região, nas últimas décadas. A região é rica em petróleo e gás. Já os han geralmente retratam os uigures como preguiçosos, mais preocupados com religião que com negócios, e reclamam que eles são favorecidos injustamente com cotas em empregos públicos e na universidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]