• Carregando...
Veja que nova etapa histórica começa na corrida espacial do país asiático |
Veja que nova etapa histórica começa na corrida espacial do país asiático| Foto:

Pequim - A terceira missão espacial tripulada chinesa e a primeira que inclui o passeio de um astronauta chinês fora da nave decolará hoje à noite (horário local), conforme previsto, informou o porta-voz do programa, Wang Zhaoyao. O foguete Longa Marcha, com a cápsula Shenzhou VII ("nave divina") e três tripulantes, Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng, todos pilotos da força aérea, decolará da base de Jiuquan.

Zhai Zhigang deve realizar, durante a missão de 68 horas, uma caminhada espacial de 40 minutos, transmitida através de um satélite. A expedição aproximará o programa espacial chinês, lançado há mais de meio século, de seu objetivo de construir um pequeno laboratório orbital e, posteriormente, uma estação, com a ambição posterior de levar um chinês à Lua. "Apesar de não sermos os melhores, temos um grande orgulho de isso tudo ser obra nossa, 100% chinesa", afirmou à revista Notícias da China o pai do programa Shenzhou, Qi Faren, engenheiro aposentado, mas que continua atuante como assessor.

A China se converteu em 2003, com a missão Shenzhou V, no primeiro país a ter colocado em órbita vôos tripulados depois da União Soviética e Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]