• Carregando...
consulado eua china
Arquivo: policial paramilitar chinês, na entrada do consulado dos EUA em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China| Foto: GOH Chai Hin/AFP

A China deu 72 horas para que os diplomatas americanos deixem o consulado dos Estados Unidos em Chengdu, na província de Sichuan. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) em retaliação à ordem dos EUA para o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas, no início da semana.

"A medida adotada pela China é uma resposta legítima e necessária ao ato injustificado dos EUA. Está em conformidade com o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e as práticas diplomáticas costumeiras", afirmou o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado.

O consulado dos EUA em Chengdu era o que estava mais ao oeste entre os demais escritórios diplomáticos americanos na China. Segundo o South China Morning Post, era a única missão diplomática dos EUA que supervisionava a região sudoeste, que inclui o Tibete, Chongqing e as províncias de Sichuan, Yunnan e Guizhou. Apesar da pressão americana, o governo chinês nunca deixou que os EUA estabelecessem um consulado no Tibete.

"A situação atual nas relações China-EUA não é o que a China deseja ver, e os EUA são responsáveis por tudo isso. Mais uma vez, exortamos os EUA a revogar imediatamente sua decisão errada e a criar as condições necessárias para retomar o relacionamento bilateral", continua o texto, que também acusa os EUA de violar o direito internacional, as normas básicas das relações internacionais e os termos da Convenção Consular China-EUA.

As autoridades dos Estados Unidos acusam a China de roubar propriedade intelectual e violar a privacidade do povo norte-americano. O senador republicano Marco Rubio chegou a dizer que o consulado chinês em Houston funcionava como um centro de espionagem e, em um discurso nesta quinta-feira, o secretário de Estado, Mike Pompeo, reforçou essa alegação, afirmando que o consulado servia como "um centro de espionagem e roubo de propriedade intelectual".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]