• Carregando...
A cepa da Influenza A H10N3 é identificada pela primeira vez em humanos
A cepa da Influenza A H10N3 é identificada pela primeira vez em humanos| Foto: PIXABAY

Um homem chinês de 41 anos foi confirmado nesta terça-feira (1º) como o primeiro caso do mundo de infecção pelo vírus H10N3, uma cepa da gripe aviária, em humanos. De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, ele mora na cidade de Zhenjiang, na província chinesa Jiangsu, e foi hospitalizado em 28 de abril, após apresentar febre e outros sintomas. As autoridades chinesas não informaram como o homem foi infectado, mas disseram que o estado de saúde dele é estável e que deve receber alta em breve.

A comissão de saúde da China afirmou que monitorou as pessoas mais próximas ao paciente e não encontrou outros casos da infecção. Segundo o órgão chinês, a cepa H10N3 do vírus influenza é relativamente menos severa em aves domésticas e o risco de se espalhar em grande escala é "muito baixo".

"Os especialistas acreditam que a análise do genoma completo do vírus mostrou que a cepa H10N3 tinha origem animal e ainda não se adaptou para infectar humanos de forma eficaz", informou um comunicado da agência chinesa de saúde. "Esta infecção é uma transmissão acidental entre espécies de animais para humanos. O risco de uma transmissão em grande escala é muito baixo".

Benjamin Cowling, professor de epidemiologia e bioestatística da Universidade de Hong Kong, disse ao jornal South China Morning Post que novas infecções humanas com vírus da gripe aviária sempre preocupam. "Isso nos lembra da ameaça representada por infecções zoonóticas. Esperançosamente, este caso específico é apenas um caso esporádico e não ouviremos mais sobre nenhuma infecção com H10N3".

A cepa H10N3 é bastante incomum. De acordo com Filip Claes, do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização para Alimentos e Agricultura (FAO) no Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico, apenas 160 casos do vírus foram identificados no mundo, a maioria em aves selvagens na Ásia e em algumas partes da América do Norte. Em entrevista à Reuters, ele também disse que nenhum caso desta cepa foi identificado em galinhas até agora.

O H10N3 é um subtipo do vírus Influenza A, também conhecido como vírus da gripe aviária. Yang Zhanqiu, vice-diretor do Departamento de Biologia Patogênica da Universidade de Wuhan, disse ao jornal Global Times que o vírus é normalmente letal para aves.

Ele explicou que o H10N3 pode se espalhar por meio de gotículas respiratórias – processo semelhante ao do Sars-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19.

Yang disse que provavelmente foi por meio de gotículas que o homem foi infectado. Ele afirmou que não há evidências de que exista a transmissão entre humanos. Além disso, ele ressaltou que o vírus apresenta baixo risco para os humanos.

Várias outras cepas do influenza A foram identificadas na China e em outros países. No começo do ano, por exemplo, autoridades sanitárias da Rússia confirmaram as primeiras infecções da H5N8 em humanos. Na ocasião, sete trabalhadores de um aviário no sul do país foram infectados pela variante, após um surto de casos entre os animais. O primeiro caso de infecção com um vírus da família influenza A em humano foi identificado em 1997, em Hong Kong, quando 18 pessoas foram contaminadas e seis morreram.

Como recomendação aos moradores de Jiangsu, onde o caso de H10N3 foi detectado, a Comissão Nacional de Saúde da China sugeriu evitar o contato com aves doentes ou mortas, tentar evitar o contato direto com aves vivas; atentar à higiene alimentar e, apresentando sintomas respiratórios ou febre, usar máscara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]