• Carregando...
Chineses ficaram uma semana presos na mina de carvão | Reuters
Chineses ficaram uma semana presos na mina de carvão| Foto: Reuters
  • Mineiros se alimentaram de cascas de árvores e depois por glicose enviada pelas equipes de resgate
  • População aplaudiu as equipes de resgate quando os mineiros começaram a ser retirados da mina

Pelo menos 115 mineiros foram retirados com vida de uma mina de carvão alagada no norte da China, numa operação que as autoridades comemoraram como um milagre. Os mineiros passaram uma semana presos no poço, alimentando-se de cascas de árvores.

A inundação na mina de Wangjialing, na província de Shanxi, começou no dia 28, domingo retrasado, quando havia 153 pessoas no local.

Os sobreviventes foram retirados entre a noite de domingo e durante toda a segunda-feira (hora local), mas ainda há 38 mineiros desaparecidos. Os sobreviventes estariam em condição estável.

"É um milagre", disse Luo Lin, diretor da Administração Estatal da Segurança do Trabalho, à agência estatal de notícias Xinhua, enquanto esperava na boca do poço.

"Os mineiros presos ficaram inabalavelmente determinados lá embaixo da mina, atravessando oito dias e oito noites para viverem."

Os sobreviventes foram içados de uma plataforma de trabalho, onde equipes de resgate haviam perfurado um buraco vertical na semana passada. Esse buraco permitiu a entrada de ar no poço, e as equipes também o usaram para enviar glicose.

Os operários também sobreviveram comendo a casca de toras de pinho usadas na construção de minas, segundo a TV local.

Essa foi uma rara boa notícia no setor chinês da mineração de carvão, o mais perigoso no mundo. Milhares de operários morrem todos os anos em inundações, explosões, desabamentos e outros acidentes.

Os mineiros se arriscam por causa de salários muito superiores aos de outros empregos acessíveis para proletários e migrantes rurais.

Um dos sobreviventes insistiu em pegar emprestado o celular de um médico para falar com sua família na província rural de Henan, no centro da China. "Estou bem. Como estão você e o menino?," perguntou ele à esposa, segundo relato no site do jornal Diário do Povo.

Os sobreviventes foram retirados em macas, sob aplausos e gritos das equipes de resgate que trabalharam incansavelmente, dia e noite, ao longo da última semana. Havia uma fila de ambulâncias para levar os mineiros para hospitais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]