• Carregando...
Prevenção contra o novo coronavírus poderá estar disponível, de forma emergencial, ainda em 2020
| Foto: Bigstock

A China aprovou nesta segunda-feira (29) o uso interno por suas Forças Armadas de uma potencial vacina para Covid-19 desenvolvida pela sua Academia de Ciência Militar em conjunto com a biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics.

Um ofício da empresa divulgado nesta segunda-feira diz que testes clínicos mostraram que a vacina, chamada Ad5-nCoV, tem bom perfil de segurança e "potencial de prevenir doenças causadas pelo Sars-Cov-2", o vírus causador da Covid-19.

Segundo a CanSino, a vacina passou pelas fases 1 e 2 de testes clínicos com bons resultados; a última etapa foi concluída no dia 11 de junho. Os resultados dessas primeiras etapas foram publicados no periódico científico Lancet. A empresa também informou que não pode garantir que a vacina seja comercializada no futuro.

Essa é uma das oito potenciais vacinas contra o novo coronavírus, que já causou mais de meio milhão de mortes no mundo, desenvolvidas na China que receberam aprovação para testes em humanos em território chinês ou em outros países.

Em meados de maio, a CanSino anunciou uma parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá e recebeu o aval para dar início a testes clínicos com canadenses. Os testes estão sendo feitos por um período de seis meses.

A Comissão Militar Central da China aprovou, em 25 de junho, o uso da candidata à vacina por um ano, segundo informe da CanSino à Bolsa de Valores de Hong Kong. "A Ad5-nCoV está atualmente limitada apenas ao uso militar e seu uso não pode ser expandido para uma vacinação mais ampla sem a aprovação do Departamento de Apoio Logístico", disse a empresa, em referência ao departamento da Comissão Militar Central que aprovou o uso do agente imunizante. Em comunicado à Reuters, a empresa não quis esclarecer se a inoculação da potencial vacina será obrigatória ou opcional para os militares.

No domingo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que 17 potenciais vacinas contra a Covid-19 estão fase de avaliação clínica pelo mundo e outras 131 estão em estágios pré-clínicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]