• Carregando...
china
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian| Foto: GREG BAKER/AFP

A China está acusando o governo de Donald Trump de adotar duplo padrão em relação aos protestos que estão acontecendo nos Estados Unidos e em Hong Kong. "Por que os EUA glorificaram as chamadas forças pró-independência em Hong Kong como heróis, mas chamaram os manifestantes descontentes com o racismo nos EUA de agitadores?", perguntou Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, nesta segunda-feira (1º).

Os Estados Unidos declararam apoio aos manifestantes pró-democracia de Hong Kong e recentemente criticaram o governo chinês por contornar o legislativo local para criar uma lei que deve diminuir as liberdades civis na cidade semi-autônoma.

Zhao continuou: "Por que os EUA criticaram a polícia de Hong Kong, mas em casa mataram seus manifestantes e até mobilizaram suas tropas da Guarda Nacional?". Em seis dias de protestos nos Estados Unidos, pelo menos quatro pessoas morreram. O envolvimento da polícia está sendo investigado em um dos casos.

A autoridade chinesa disse ainda que a morte de George Floyd "reflete a gravidade dos problemas de racismo, a brutalidade policial nos EUA e a urgência com que esses problemas precisam ser resolvidos", acrescentando que os Estados Unidos devem proteger os direitos das minorias.

"A discriminação racial contra minorias é um mal social nos Estados Unidos. O que aconteceu novamente reflete que há sérios problemas que devem ser urgentemente tratados, que são a discriminação racial e a aplicação violenta da lei pela polícia".

Ironicamente, a declaração de Zhao aponta um duplo padrão por parte do governo chinês, que massacra e persegue minorias religiosas e neste ano se viu em um incidente diplomático com vários países da África depois que cidadãos africanos foram discriminados na China por terem sido associados a casos de Covid-19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]