• Carregando...
 | Reprodução/ThaiNavySEAL/
| Foto: Reprodução/ThaiNavySEAL/

As autoridades da Tailândia avaliam ter no máximo quatro dias para resgatar as 13 pessoas presas em uma caverna no norte do país. Além da queda do nível de oxigênio no interior do local, existe a preocupação quanto às fortes chuvas previstas para a região, que podem deixar o grupo isolado até janeiro. Também há dúvidas se a área está de fato imune a possíveis inundações.

Doze jovens entre 11 e 16 anos e o treinador de futebol deles entraram na caverna no dia 23 de junho para se protegerem do mau tempo, mas acabaram surpreendidos por uma inundação. Eles só foram localizados nove dias depois, em uma ilha de terra firme distante quatro quilômetros da entrada do local. Desde então, vêm recebendo tratamento médico e psicológico, comida, suplementos energéticos e vitaminas. Apesar de abatidos, aparentam bom estado de ânimo e de saúde.

Uma das hipóteses era deixar o grupo na caverna por até quatro meses, quando acaba a estação chuvosa. No entanto, diante da previsão de chuva intensa nos próximos dias, as autoridades do país agora correm contra o tempo para retirá-los de lá.

A maior preocupação diz respeito à qualidade do oxigênio na câmara onde o grupo se refugiou. Neste sábado (7), o índice está em 15%, abaixo do mínimo considerado saudável de 21%, o que pode causar confusão mental, alteração nos batimentos cardíacos, coma e até a morte. Soma-se a isso a concentração cada vez maior de dióxido de carbono exalado pelas centenas de socorristas que atuam na missão de resgate.

Por ora, duas possibilidades são avaliadas para retirá-los da caverna. A primeira é mergulhar pelas passagens inundadas do local. No entanto, um mergulhador profissional leva cerca de cinco horas para fazer o percurso estreito e com baixa visibilidade, e um ex-membro da equipe de elite da Marinha tailandesa morreu enquanto trabalhava na área. A outra é perfurar uma passagem pelo alto da caverna, de onde o grupo seria resgatado de helicóptero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]