• Carregando...
Torre Eiffel, na França, iluminada com as cores da Bélgica | LIONEL BONAVENTURE/AFP
Torre Eiffel, na França, iluminada com as cores da Bélgica| Foto: LIONEL BONAVENTURE/AFP

Diversas cidades europeias prestaram homenagem ao longo do dia às vítimas dos ataques terroristas da manhã desta terça-feira (22), em Bruxelas, na Bélgica. Ao menos 30 pessoas morreram. Mais de 200 pessoas ficaram feridas após a série de explosões no aeroporto Bruxelas e na estação Maelbeek do metrô. Monumentos e importantes pontos turísticos foram iluminados de vermelho, preto e amarelo – as cores da bandeira belga.

Em Paris, que sofreu em novembro passado um ataque terrorista com mais de 130 mortos, a torre Eiffel ganhou as cores da Bélgica na noite desta terça.

INFOGRÁFICO: confira no mapa quais foram os alvos dos atentados

FOTOS: imagens de Bruxelas após os ataques

Por que Bruxelas está sob ataque?

Leia a matéria completa

Ainda na França, o Palácio de Justiça de Lyon teve sua imponente fachada iluminada com as cores da bandeira belga. Em Roma, a bandeira da Bélgica foi projetada em dois importantes pontos turísticos, a Fontana di Trevi e o Capitólio. Na Hungria, o estádio Nagyardei, em Budapeste, ficou preto, vermelho e amarelo na noite desta terça. O emblemático World Trade Center de Nova York prestará a mesma homenagem.

Na capital belga, as homenagens se concentram na praça de la Bourse, no centro de Bruxelas. Moradores trazem flores, cartazes, velas e reúnem em orações.

As explosões desta terça-feira acontecem dias após a detenção de Saleh Abdeslam, principal suspeito dos ataques terroristas de Paris em novembro. Por isso, o ministro do Interior, Jan Jambon, elevou o alerta de ameaça terrorista no país ao nível máximo.

Preso depois de longas buscas, Abdeslam afirmou a investigadores que estava pronto para realizar um outro atentado, que seria organizado em Bruxelas (Bélgica). Ao condenar os atentados desta terça, o primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que o país já esperava por um atentado.

Redes sociais

Paranaenses relatam clima de tensão que tomou Bruxelas após atentados

Leia a matéria completa

As homenagens estão presentes também nas redes sociais. As hashtags #Brussels (“Bruxelas”), #PrayForBelgium (“Ore pela Bélgica”) e #JeSuisBruxelles (“Eu sou Bruxelas”) são as mais populares do Twitter após ataques na capital belga. Uma imagem bastante compartilhada no pós-ataques à capital belga é a do personagem Tintim, criado pelo belga Hergé.

Líderes mundiais pedem unidade para ‘vencer terrorismo’

Líderes de todo o mundo pediram unidade para vencer o terrorismo, após os atentados desta terça-feira em Bruxelas, que tiveram como alvo, segundo vários dirigentes europeus, “a Europa democrática”.

“A União Europeia (UE) chora as vítimas dos ataques terroristas em Bruxelas. Foi um ataque contra nossa sociedade democrática aberta”, declararam os 28 líderes da UE, assim como os titulares das instituições europeias, em um comunicado conjunto pouco habitual.

De Havana, o presidente americano, Barack Obama, condenou os “revoltantes” atentados no aeroporto e no metrô de Bruxelas.“Devemos estar juntos, independentemente da nacionalidade, da raça ou da fé, na luta contra o flagelo do terrorismo”, disse Obama.

Semana turbulenta na Bélgica tem ápice com atentados; veja cronologia

Leia a matéria completa

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, denunciou “ataques desprezíveis que atingem o coração da Bélgica e o centro da União Europeia”. Citado por seu porta-voz, Ban “expressou sua solidariedade ao povo e ao governo belgas”.

Em sua conta no Twitter, o papa Francisco se solidarizou com as vítimas. “Encomendo a misericórdia de Deus às pessoas que perderam a vida”, tuitou.

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, também condenou estes “atentados cegos, violentos e covardes”. “É um momento trágico, um momento negro” para o reino, indicou.

“Toda a Europa foi atingida” e deve tomar “as disposições imprescindíveis diante da gravidade da ameaça”, declarou o presidente francês, François Hollande.

Especial: O Enigma do Califado

Estado Islâmico seduz jovens com a promessa de uma vida “santa”

Leia mais

O presidente russo, Vladimir Putin, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy. o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, o chefe de governo italiano, Matteo Renzi, foram alguns dos líderes mundiais que condenaram os ataques e prestaram solidariedade ao povo belga.

A União de Nações Sul-Americanas, México, Chile, Equador, Venezuela, Nicarágua e Brasil também condenaram o ocorrido e transmitiram sua solidariedade à Bélgica.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro manifestou “sua consternação” e condenou “nos mais fortes termos” o que chamou de “covardes atentados terroristas”. Além disso, expressou “sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo da Bélgica” e repudiou qualquer ato terrorista.

  • Polícia evacua aeroporto de Bruxelas
  • Mulheres machucadas no aeroporto internacional Zaventem on
  • Imagens feitas a partir de um vídeo divulgado pela RTL TVI. Cenas mostram pessoas jogadas no chão após bombas explodirem dentro de Zaventem
  • Imagens feitas a partir de um vídeo divulgado pela RTL TVI. Cenas mostram pessoas no aeroporto de Bruxelas após explosões
  • Reforço de segurança próximo à estação do metrô da capital belga que foi um dos alvos dos terroristas nesta terça-feira (22)
  • Policiais belgas reforçam a segurança no prédio onde nesta terça-feira (22) se reúne o Conselho Nacional de Segurança
  • Passageiros deixam o aeroporto de Bruxelas
  • Foto mostra fumaça saindo de onde fica o metrô alvo de ataques nesta terça, em Bruxelas
  • Aeroporto de Bruxelas após as explosões; todos os voos foram cancelados
  • Policial faz sinais na entrada do perímetro de segurança montado na Rue de la Loi, rua proxima à estação Malbeek.
  • Ambulância dirige para fora do perímetro de segurança na Rue da la Loi.
  • Vidros estilhaçados da frente do terminal de embarque no aeroporto de Zaventem.
  • Policiais belgas se posicionam na Rue de la Loi depois da explosão da estação de metrô em Bruxelas.
  • Carros de polícia e ambulâncias se reúnem da Rue de la Loi, que foi evacuada depois da explosão no metrô de Bruxelas.
  • Bandeira belga estendida a meio mastro no Palácio da Nação, edifício próximo à Rue de la Loi.
  • Polícia belga patrulha o Warandepark (Parque de Bruxelas), próximo da estação de Maalbeek.
  • Equipes de salvamento removem feridos da estação de Maalbeek .
  • Pessoas evacuam o aeroporto de Zaventem.
  • Homem com sangue em sua camiseta deixa o aeroporto internacional de Bruxelas.
  • Dezenas de pessoas esvaziam a área do aeroporto de Zaventem após explosões.
  • Bombeiros chegam ao perímetro de segurança na Rue de la Loi, após as explosões.
  • Equipe militar chega nas redondezas da estação de metrô após atentado em Bruxelas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]