• Carregando...
A língua dos camundongos marcada pelos cientistas para identificar o receptor | Divulgação
A língua dos camundongos marcada pelos cientistas para identificar o receptor| Foto: Divulgação

Doce, salgado, azedo, amargo, apimentado e cálcico. Peraí, "cálcico"? É, você leu direito. Cientistas acabam de descobrir a existência de um novo gosto, o sabor cálcico - isso mesmo, "gosto de cálcio". "Mas como é que pode uma coisa dessas?", pensa você. A gente explica. A língua dos camundongos possui "sensores" capazes de detectar esse sabor único. Isso só foi descoberto agora e existe uma boa chance de que a nossa língua tenha a mesma capacidade.

O grupo de químicos liderados por Michael Tordoff, do Centro de Química Monell, nos Estados Unidos, apresentou a novidade durante a Reunião Nacional da Sociedade Americana de Química nesta semana.

Os camundongos são o animal preferido para pesquisas científicas porque eles têm muitos genes em comum com os seres humanos. Por isso mesmo, a equipe acredita que é provável que nós também tenhamos os mesmos sensores.

Para os especialistas, a notícias é boa. Segundo eles, as pessoas não consomem tanto cálcio quando deveriam porque o gosto é ruim. O leite é uma exceção – embora rico no nutriente, seu sabor é agradável porque é disfarçado pelo alto teor de gordura e proteínas. Outros alimentos conhecidos por terem bastante cálcio, como o repolho, não são tão apetitosos.

Sabendo que a detecção do sabor existe, ele pode ser alterado para algo mais agradável. Com isso, as pessoas comeriam mais alimentos ricos nesse mineral e evitariam problemas como osteoporose e fragilidade óssea. A dose recomendada pelos médios de é de 1.200 miligramas por dia para um jovem adulto.

Agora, como descrever o novo sabor? "Cálcio tem gosto cálcico. Não há palavra melhor", disse Tordoff em nota. O sabor único é um pouco amargo, meio azedo, mas distinto. Não seria possível descrevê-lo de nenhuma outra maneira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]