• Carregando...

Cientistas encontraram o primeiro gene que parece aumentar a probabilidade de uma pessoa ser canhota, de acordo com resultados apresentados nesta terça-feira por uma equipe da Universidade de Oxford. De acordo com a pesquisa, o gene também é chave no controle de partes do cérebro que regem a fala e a emoção humana e poderia aumentar ligeiramente a probabilidade de doenças psicóticas, como a esquizofrenia.

Segundo estudo publicado na revista americana "Molecular Psychiatry", nas pessoas destras, a parte esquerda do cérebro normalmente controla funções como a velocidade e a linguagem, enquanto a parte direita se encarrega das emoções. Entretanto, no caso das pessoas canhotas, parece ocorrer o contrário. A troca, dizem especialistas, pode se dever ao gene LRRTM1, que desempenha um papel importante no controle de partes do cérebro que comandam certas funções específicas como a fala e as emoções.

O chefe da pesquisa britânica, Clyde Francks, destacou que as descobertas devem ajudar a "compreender o desenvolvimento da assimetria no cérebro".

- A assimetria é uma característica fundamental no cérebro humano que pode gerar muitas condições psiquiátricas - acrescentou.

Entretanto, Francks disse que os canhotos não devem entrar em pânico por causa da descoberta de ligação entre o fato de ser canhoto e a esquizofrenia:

- Há muitos fatores que fazem com que indivíduos sejam mais propensos a desenvolver esquizofrenia, e a grande maioria dos canhotos nunca vai desenvolver esse problema. Nós ainda não sabemos precisamente o papel desse gene.

Algumas evidências sugerem que há grandes diferenças entre canhotos e destros. Uma pesquisa feita na Austrália no fim do ano passado indicou que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]