• Carregando...
Pirâmides de Gizé serão escaneadas com alta tecnologia, que não causará danos: infravermelho, laser 3D e detector de partículas cósmicas serão usadas | AA/SL/AMR ABDALLAH DALSH
Pirâmides de Gizé serão escaneadas com alta tecnologia, que não causará danos: infravermelho, laser 3D e detector de partículas cósmicas serão usadas| Foto: AA/SL/AMR ABDALLAH DALSH

Os segredos ainda não revelados das pirâmides egípcias podem estar com os dias contados, e graças à tecnologia. Arqueólogos que estudam estes tesouros históricos pretendem usar detector de raios cósmicos e radiação infravermelha para “escanear” estas estruturas e, assim, descobrir detalhes sem causar qualquer tipo de dano.

O projeto Scan Pyramids foi anunciado no fim do mês e deve reunir profissionais franceses, canadenses, japoneses e egípcios. A coordenação será do Ministério de Antiguidades do Egito.

Os cientistas se apoiam em análises já feitas das pirâmides do México e de Belize e do que restou dos reatores nucleares de Fukushima, no Japão, para se manterem otimistas em relação a descobertas. Eles buscam respostas para questões como a metodologia usada no empilhamento dos blocos que compõem as pirâmides e se há (e o que há nas) câmaras secretas ainda não descobertas.

“Deve haver coisas interessantes lá, mesmo a poucos metros de profundidade ou alguns blocos à frente”, disse o cientista canadense envolvido no projeto Matthieu Klein à agência AP.

Serão analisadas a Pirâmide Curvada e Pirâmide Vermelha (ambas construídas há cerca de 4.600 anos), em Dahshur, e a Pirâmide de Quéops e a de Quéfren (as duas com aproximadamente 4.500 anos), em Gizé. O projeto será concluído até o fim de 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]