• Carregando...
George W. Bush e Bill Clinton em visita a Porto Príncipe. Ex-presidentes dos EUA lideram os esforços americanos de ajuda ao Haiti | Reuters
George W. Bush e Bill Clinton em visita a Porto Príncipe. Ex-presidentes dos EUA lideram os esforços americanos de ajuda ao Haiti| Foto: Reuters
  • George W. Bush e Bill Clinton foram recebidos pelo presidente haitiano René Préval no palácio destruído pelo terremoto
  • Haitiano protestou queimando a bandeira americada durante visita de Bush e Clinton a Porto Príncipe
  • Os ex-presidente americanos vão coordenar os esforços de ajuda ao Haiti

Os ex-presidentes dos Estados unidos, Bill Clinton e George W. Bush, visitaram a capital do Haiti nesta segunda-feira, como parte de um esforço para levantar recursos para o país caribenho, devastado pelo terremoto de 12 de janeiro.

Foi a primeira visita conjunta dos dois ex-presidentes ao Haiti. Eles receberam do atual presidente dos EUA, Barack Obama, a missão de liderar os esforços americanos em obter recursos para o Haiti.

Após uma reunião com o presidente do Haiti, René Préval, no destruído palácio presidencial, Bush e Clinton visitaram um acampamento de 60 mil refugiados montado perto do Campo de Marte de Porto Príncipe. Rodeados por agentes do serviço secreto, da polícia haitiana e por tropas de paz das Nações Unidas, Clinton e Bush apertaram as mãos de sobreviventes e falaram com alguns deles.

Clinton disse esperar que todas as agências humanitárias trabalhem juntas para provocar um enorme movimento de ajuda ao Haiti. "Nós precisamos que o universo inteiro de pessoas que queiram ajudar o Haiti operem do mesmo lado", disse Clinton. Bush disse que o objetivo da visita é "lembrar as pessoas de que o Haiti precisa de ajuda".

Enquanto os políticos e empresários haitianos saudaram a presença dos dois ex-presidentes americanos como um sinal de que os EUA estão comprometidos em ajudar o Haiti, o evento também serviu para lembrar o turbulento passado político do país.

Partidários do ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide fizeram um protesto perto do palácio nacional, com cerca de 100 participantes, queimando pneus e pedindo a volta do líder exilado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]