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Yhoan Guerrero conserta pneus em sua oficina, dado o alto preço de um pneu novo na Venezuela | Carlos Becerra/Bloomberg
Yhoan Guerrero conserta pneus em sua oficina, dado o alto preço de um pneu novo na Venezuela| Foto: Carlos Becerra/Bloomberg

"A senhora da lâmpada está aqui!". 

Yessica Vaamonde passa os fins de semana subindo as escadas estreitas da maior favela de Caracas, Petare, pedindo por lâmpadas danificadas. Ela oferece 30 bolívares para cada uma – dinheiro que ela consegue vendendo abacates em uma das avenidas mais movimentadas da cidade venezuelana. 

Aninhando as lâmpadas no jornal, Vaamonde as leva para um quarto sem janelas do Gloria al Bravo Pueblo, onde o marido se debruça sobre elas. Jose Ramirez estabiliza a base, desenha minúsculos fios de cobre e conserta as intrincadas entranhas com a facilidade de alguém que conserta até 50 lâmpadas em um dia. Ele as revende por 100 bolívares cada, uma margem considerável, mas ainda bem abaixo dos 400 bolívares que cobram por uma nova. 

A hiperinflação e a escassez fazem o centro socialista da revolução bolivariana pulsar com o empreendedorismo. Cidadãos desesperados estão ganhando a vida com empreendimentos como cavar poços de água, trocar bananas por cortes de cabelo e transportar passageiros em caminhões de carga animal. A erosão da economia criou mercados e agentes de mercado onde eles não existiam.  

"Eu tive que improvisar nesta crise", disse Ramirez, 31 anos, que sempre teve jeito para consertar coisas, como controles remotos de televisão e microondas. "Muitas pessoas hoje têm que escolher comida em vez de comprar coisas como lâmpadas. Eu faço bem as coisas e ajudo-as a pagar por um bom produto que vai durar." 

Yessica Vaamonde em frente a sua loja na favela de Petare, em Caracas, onde ela traz lâmpadas quebradas para seu marido consertarCarlos Becerra/Bloomberg

Na Venezuela, produtos de qualquer qualidade são cada vez mais escassos, já que os líderes do país prometeram "país, socialismo ou morte". A receita do petróleo que permitiu que o falecido presidente Hugo Chávez nacionalizasse milhares de empresas se evaporou. O governo da Venezuela expandiu seu controle sobre a maior parte da economia, desde a distribuição de alimentos a trocas de moeda estrangeira. 

A escassez de alimentos é desenfreada e a produção de petróleo na antiga petro-gigante é metade do que era no início de 2016. As tentativas do presidente Nicolas Maduro de impedir a queda foram ineficazes. 

Omar Zambrano, economista de Caracas que oferece serviços de consultoria, afirmou:

"Esse esforço draconiano para expandir a influência do estado sobre qualquer círculo de vida e negócios criou um mercado negro para tudo o que toca".

O chamado ao capitalismo é primitivo. Assim que a humanidade se especializou em caça e coleta, os mercados surgiram. As primeiras instituições formais parecem ter começado no Crescente Fértil. Na ilha de Yap, na Micronésia, os exploradores marítimos trouxeram enormes discos de calcário de longe para servir como moeda monumental e estacionária. Hoje, os mercados são onipresentes para tudo, seja para adquirir ingressos para eventos esportivos até para fazer negócios em Wall Street em milissegundos. Mas na Venezuela, o comércio está voltando a uma era anterior de experimentação e invenção.

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"Quando você pensa em casos como a União Soviética ou a China, ambas as economias foram caracterizadas pela escassez e, apesar da propriedade estatal significativa, uma grande parte da economia foi apoiada pela atividade empreendedora", disse Geoffrey Jones, professor de história empresarial na Escola de Negócios de Harvard. "Em alguns casos, é realmente o que mantém os lugares. Você vê os regimes tendendo que tolerá-los, porque eles sabem as consequências para eles se não fizerem isso".

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Com poucos venezuelanos capazes de comprar algo novo, mercados inteiros estão cheios de barracas onde é possível consertar telefones celulares ou microondas. Costureiras e sapateiras mudaram-se para lojas que antes vendiam roupas e sapatos novos. Enquanto milhares de pessoas fogem do país, muitas pessoas aproveitam a energia barata para minerar criptomoedas. deixando seus computadores ligados dia e noite. Alguns vivem inteiramente do câmbio de bolívares em dólares por meio do mercado negro.

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Os vendedores ambulantes, onipresentes, parecem diferentes hoje em dia: eles não seguram sacos de amendoim presos ao papelão ou bandejas de cigarro. As pessoas têm pouco dinheiro para pequenos luxos. Em vez disso, eles vendem água sanitária em garrafas sem rótulo, trocam itens por óleo de cozinha, e protegem pilhas de papel higiênico da chuva sob folhas de plástico. 

Perto de Petare, o mercado de Gloria al Bravo Pueblo é um labirinto escuro e concreto de pequenas salas, como uma gigantesca instalação de armazenamento repleta de artesãos de todos os tipos. Em meio a gritos, marteladas e barulho de persianas de metal, eles consertam velhas máquinas de costura, consertam vestidos de noiva e reconectam aquecedores de água sob o mesmo teto. 

Yhoan Guerrero, de 33 anos, trabalhou como paramédico em Caracas até não poder viver com o salário. Então, percebendo o aumento do preço dos pneus de carros, ele, que tem um filho para sustentar, aprendeu a costurar, remendar, encher e moldar pneus arrebentados e agora ganha quase quatro vezes mais. Ele chama o processo de "cirurgia completa de pneus".

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"Salvamos as pessoas por aqui", disse Guerrero, com as mãos escurecidas com graxa e borracha, enquanto usava seu peso para tirar um pneu da roda. 

"Com o país assim, ninguém pode comprar um pneu novo. Eu construí uma clientela fiel nos últimos sete meses. Eles não querem mais ninguém tocando seus pneus". 

Com um colega, ele realiza cerca de sete “cirurgias de pneus” por dia em uma loja do tamanho de uma garagem no oeste de Caracas, ao mesmo tempo em que também faz consertos mais simples. Ele cobra, em média, cerca de 1.000 bolívares, ou cerca de US$ 7,70 (R$ 28,58). Os pneus novos custam cerca de US$ 60 (R$ 222) nas lojas da cidade – enquanto o salário mínimo mensal vale cerca de US$ 15 (R$ 55,68). 

Muitas vezes as pessoas vão implorar por uma solução barata, disse Guerrero. Nesses casos, ele encherá os pneus com espuma de plástico e derretê-lo com gasolina; outras vezes ele usa serragem e sabonete líquido. "Isso os coloca em movimento novamente." 

"A maioria dos venezuelanos não teve que lutar para sobreviver porque eles viviam do petróleo há muito tempo", disse o historiador Tomas Straka, professor da Universidade Católica Andres Bello, em Caracas. "Estamos vendo um fenômeno novo sob as piores circunstâncias".

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