• Carregando...

Bogotá - A polícia colombiana descobriu um plano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a realização de um atentado contra o ministro da Defesa do país, Juan Manuel Santos, disse ontem em Bogotá o chefe da corporação, general Óscar Naranjo.

Segundo o oficial, o complô foi descoberto no computador de José Marvel Zamora, um dos chefes da Rede Urbana Antonio Nariño (Ruan), um dos braços mais ativos das Farc, detido pelo Exército no fim de outubro nas montanhas de Coyaima, a menos de 200 km de Bogotá.

O diretor da Polícia Nacional disse que especialistas em informática acharam no computador de "Chucho", como Zamora é conhecido, "instruções claras para monitoramentos e tarefas de contrainteligência relacionadas ao ministro, tudo para cometerem um atentado contra ele".

"De alguma maneira, abortamos esse plano", afirmou o oficial, segundo quem o plano "se soma a outros seis achados anteriormente nos últimos meses". Segundo Naranjo, todos os planos foram elaborados por ordem do comando central das Farc.

Santos, que está em Brasília, disse que a Colômbia está negociando para aumentar a cooperação militar com o Brasil, Chile e Estados Unidos.

"Estamos negociando um acordo de cooperação militar para expandir a cooperação que temos hoje (com os EUA)", disse Santos, em referência ao Plano Colômbia para combater o narcotráfico e grupos ilegais armados.

Obama questionou a situação dos direitos humanos na Colômbia durante a campanha para a Casa Branca, em 2008, criando em Bogotá temores de possíveis cortes na ajuda militar que Washington fornece desde 2000, que já passou dos US$ 5 bilhões.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]