• Carregando...

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, propôs nesta terça-feira (15) que os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) abandonem as atividades ilegais em troca de garantias constitucionais. Segundo o presidente, o governo assegurará meios aos guerrilheiros para que refaçam suas vidas. A proposta foi feita em entrevista coletiva às emissoras de rádio e reproduzida no site da Presidência da República.

"[Eu proponho] que os guerrilheiros abandonem as fardas, desmobilizem-se e liberem os sequestrados que o governo se comprometerá a dar garantias para que refaçam suas vidas", disse Uribe, na entrevista coletiva. Mas ele não detalhou que garantias seriam essas.

A proposta de Uribe é apresentada logo depois do resgate de mais quatro militares que eram mantidos como reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Nos últimos dois dias, foram libertados o general Luis Mendieta, os coronéis Enrique Murillo e William Donato, além do sargento Arbey Delgado.

A cinco dias do segundo turno das eleições presidenciais, Uribe afirmou que as operações de resgate devem ser mantidas de forma contínua até que todos os reféns estejam em liberdade. "É uma tarefa que se deve manter que é para resgatar os compatriotas que seguem sob poder dos guerrilheiros", disse. Segundo ele, é um "exercício humanitário".

O presidedente afirmou que as operações de resgate foram intensificadas. A expectativa, de acordo com ele, é resgatar nos próximos dias três engenheiros que estão sob poder das Farc. Mas não estabeleceu prazo nem data exata.

Há três meses, o governo do Brasil cooperou no resgate de reféns das Farc ao enviar dois helicópteros para a Colômbia. Na ocasião foram libertados o cabo do Exército Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo Nuñez.

As Farc, criadas na década de 1960, afirmam que defendem a adoção do regime socialista na Colômbia. Porém, para especialistas, a guerrilha mantém o controle de parte do refino e da distribuição de cocaína na Colômbia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]